O latim como ferramenta de expansão do vocabulário do português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v5i2.12077

Palavras-chave:

Ensino de latim, Etimologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar um breve panorama do ensino de latim no país, comentar perspectivas atuais para o campo e sugerir uma abordagem etimológica do ensino da língua que possa proporcionar a amplicação do vocabulário, no português, dos alunos. Não se trata de um retorno à falácia do aprender latim para saber bem português, mas de um atalho para a expansão vocabular, pois não é natural para todos a percepção dos radicais latinos em suas derivações na língua portuguesa, fazendo-se necessário pensar uma forma de ensino que demonstre tais evidências em benefício dos alunos.

Biografia do Autor

Iana Lima Cordeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Leni Ribeiro Leite é graduada em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Pós-Doutoramento no ano acadêmico 2013-2014 na University of Kentucky, junto ao Institutum Studiis Latinis Provehendis. É professora de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Espírito Santo, credenciada como permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. É membro do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) na área de Linguística, Letras e Artes, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Bolsa Pesquisador Capixaba 2016-2018) pela mesma Fundação.

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Cordeiro, I. L., & Leite, L. R. (2017). O latim como ferramenta de expansão do vocabulário do português. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 5(2), 29–48. https://doi.org/10.25187/codex.v5i2.12077

Edição

Seção

Artigos