Christus Patiens e a recepção da tragédia de Eurípides no império bizantino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v6i2.21806

Palavras-chave:

Eurípides, Christus Patiens, recepção, tragédia bizantina, Constantinopla

Resumo

Este artigo visa analisar como se deu a recepção da tragédia de Eurípides em um determinado local e momento do império bizantino. Para isso, será estudada a obra Christus Patiens, cuja autoria é atribuída, não sem contestação, a Gregório de Nazianzo. Essa peça, feita a partir de versos vindos sobretudo da obra de Eurípides, à maneira de centão, consegue amalgamar elementos aparentemente díspares: a partir de um obra pré-cristã plasma-se uma tragédia cristã. Assim, será analisado de que maneira os versos euripidianos foram adaptados para a feitura de uma obra cristã. Argumento que a compatibilização entre essas diferentes estruturas de pensamento é realizada nitidamente a partir da construção da personagem Maria.

Biografia do Autor

Waldir Moreira de Sousa Junior, Universidade de São Paulo

Waldir Moreira de Sousa Jr. possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2011). É mestre em Letras Clássicas pela FFLCH-USP. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo e é bolsista da Capes.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

de Sousa Junior, W. M. (2018). Christus Patiens e a recepção da tragédia de Eurípides no império bizantino. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 6(2), 164–180. https://doi.org/10.25187/codex.v6i2.21806

Edição

Seção

Dossiê: Drama Antigo & Recepção