Aristoteles et Cicero, duo sensus de aedi catione personarum: Uma análise comparativa dos mecanismos apresentados na Rhetorica e no De Oratore para a construção do eu discursivo
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v3i1.2799Palavras-chave:
Retórica, Ethos, Aristóteles, CíceroResumo
Este artigo pretende apresentar uma análise comparativa das concepções de Aristóteles e Cícero acerca da construção e do manejo do eu discursivo na prática oratória, buscando observar as semelhanças e divergências destas duas doutrinas retóricas. Para tal, nosso estudo analisará as premissas aristotélicas a partir da Rhetorica e os preceitos ciceronianos contidos principalmente no De oratore; ainda que paralelamente também recorramos a exemplos de manuais latinos de retórica. Visando demonstrar, portanto, que apesar destas propostas divergirem em sua forma, ambas comungam de princípios comuns na busca da persuasão através do caráter apresentado pelo orador em sua prática discursiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.