Categorias: questões acerca do esquema aristotélico frente a discussões modernas e contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v1i2.2834Palavras-chave:
Categorias, gêneros supremos, substânciaResumo
O presente trabalho ocupa-se da questão das categorias em Aristóteles como os gêneros supremos em que se classificam as coisas. Há uma conexão entre este esquema de categorias e certas formas da linguagem. A discussão se desenvolve em torno da categoria de Substância na medida em que tem prioridade sobre todas as outras categorias. As noções de universal e individual, cruzadas às noções de substância e acidente, fornecem o panorama de uma realidade sob o ponto de vista da organização de seus elementos dentre os gêneros supremos. Teorias modernas e contemporâneas são abordadas de modo a visualizar diferentes possibilidades de interpretação do esquema aristotélico de categorias e a construção de novos esquemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.