Canções-preces na poesia mélica grega arcaica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v8i1.32363

Palavras-chave:

canção-prece, hino, prece, mélica grega arcaica e tardo-arcaica

Resumo

O presente artigo visa a analisar, comentar e traduzir um conjunto de canções gregas arcaicas, de poetas abarcados nos séculos VII-V a.C., cuja fundamental característica é o endereçamento de súplica e elogio a um deus, comumente chamadas de canções-preces. Em diálogo com a prática de oferecer hinos e preces como elemento de culto aos deuses, essas composições são a expressão poética da interlocução entre os mundos mortal e divino. O corpus ora contemplado é composto por 21 fragmentos de 7 diferentes poetas do gênero, a mélica (ou lírica), e cada canção é estudada sob três aspectos articulados: forma, porque é a forma que distingue a canção-prece das demais composições mélicas; linguagem, porque se trata de análise de poesia; e, enfim, religião, porque as canções-preces estão em constante diálogo com o mito e o culto ao divino.

Biografia do Autor

Raphael Quinteiro Reishtatter, Universidade de São Paulo

Estudante de graduação em Letras: Português/Grego pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, na qual desenvolveu o projeto de Iniciação Científica, contemplado com bolsa FFLCH, "Canções-preces na mélica grega arcaica", sob orientação de Prof.ª Dr.ª. Giuliana Ragusa

Giuliana Ragusa, USP - Universidade de São Paulo

É Professora Associada (Livre-Docente) de Língua e Literatura Grega na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DLCV), da Universidade de São Paulo. É Bacharel em Letras/Português (1999), Mestre (2003) e Doutora (2008) em Letras Clássicas, pela USP, com Pós-Doutorado (08/2012-01/2013) nos EUA (University of Wisconsin-Madison). Foi bolsista Fapesp (IC, 1997-8; Mestrado, 2001-3; Pós-Doc, 2012-3) e Capes (Bolsa Sanduíche PDEE, UW, Madison, EUA, 2006-7). É Livre-docente desde 2019 (FFLCH-USP). É autora de artigos e livros, estes: Fragmentos de uma deusa: a representação de Afrodite na lírica de Safo?, (2005, Editora da Unicamp, apoio Fapesp), Prêmio Jabuti (2006); Lira, mito e erotismo: Afrodite na poesia mélica grega arcaica (2010, Editora da Unicamp, apoio Fapesp), resultado de tese com Menção Honrosa no Prêmio Capes 2009; Safo. Hino a Afrodite e outros poemas (Editora Hedra, 2011), antologia com introdução, comentários e tradução dos fragmentos minimamente legíveis da poeta; Lira grega: antologia de poesia arcaica (Editora Hedra, 2013), reunião do cânone dos 9 líricos ou mélicos arcaicos, de Álcman a Píndaro, com introdução, comentários, tradução e notas. Atualmente, dedica-se à representação de Afrodite na mélica tardo-arcaica de Simônides e Baquílides; em projeto futuro, encerrará os estudos com o estudo da deusa em Píndaro. E acompanha a obra em produção, em coautoria com o Prof. Dr. Rafael Brunhara (UFRGS) - Elegia arcaica: antologia de poesia grega (tradução e comentário), Editora Ateliê. No prelo, tem ainda um capítulo sobre odes de Baquílides e Píndaro no livro Os jogos atléticos na antiguidade clássica (orgs. Vicente Sampaio and Fernando Gazoni), Editora Odysseus.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Reishtatter, R. Q., & Ragusa, G. (2020). Canções-preces na poesia mélica grega arcaica. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 8(1), 71–98. https://doi.org/10.25187/codex.v8i1.32363

Edição

Seção

Artigos