Canções-preces na poesia mélica grega arcaica
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v8i1.32363Palavras-chave:
canção-prece, hino, prece, mélica grega arcaica e tardo-arcaicaResumo
O presente artigo visa a analisar, comentar e traduzir um conjunto de canções gregas arcaicas, de poetas abarcados nos séculos VII-V a.C., cuja fundamental característica é o endereçamento de súplica e elogio a um deus, comumente chamadas de canções-preces. Em diálogo com a prática de oferecer hinos e preces como elemento de culto aos deuses, essas composições são a expressão poética da interlocução entre os mundos mortal e divino. O corpus ora contemplado é composto por 21 fragmentos de 7 diferentes poetas do gênero, a mélica (ou lírica), e cada canção é estudada sob três aspectos articulados: forma, porque é a forma que distingue a canção-prece das demais composições mélicas; linguagem, porque se trata de análise de poesia; e, enfim, religião, porque as canções-preces estão em constante diálogo com o mito e o culto ao divino.Referências
Andrade, T. B. Da C. A referencialidade tradicional na poesia de Safo de Lesbos. Dissertação de mestrado. São Paulo: FFLCH-USP, 2019.
BERGK, T. (ed.) Poetae lyrici Graeci. Lipsiae: B. G. Teubner, 1843.
Boedeker, D. D. Aphrodite’s entry into Greek epic. Leiden: Brill, 1974.
BUDELMANN, F. Introducing Greek lyric. In: __________. (ed.). The Cambridge companion to Greek lyric. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, pp. 1-18.
BUDELMANN, F.. (ed.). Greek lyric. A selection. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.
BURKERT. W. Greek religion. Trad. J. Raffan. Oxford: Blackwell, 1985.
BURKERT. W. Mito e mitologia. Tradução M. H. da R. Pereira. Lisboa: Edições 70, 1991.
CAMPBELL, D. (coment., ed.). Greek lyric poetry. London: Bristol, 1991. [1a ed.: 1967].
CAMPBELL, D. (ed., trad.). Greek lyric I. Sappho and Alcaeus. Cambridge: Harvard University Press, 1994 [1ª ed.: 1982].
CAMPBELL, D. (ed., trad.). Greek lyric II. Anacreon, Anacreontea, choral lyric from Olympus to Alcman. Cambridge: Harvard University Press, 1988.
CAMPBELL, D. (ed., trad.). Greek lyric III. Stesichorus, Ibycus, Simonides, and others. Cambridge: Harvard University Press, 1991.
CAREY, C. Genre, occasion and performance. In: BUDELMANN, F. (ed.). The Cambridge companion to Greek lyric. New York: Cambridge University Press, 2009, pp. 21-38.
DAVIES, M. (ed.). Poetarum melicorum Graecorum fragmenta I. Oxford: Clarendon, 1991.
DAVIES, M; Finglass, P. J. (ed., coment., introd., trad., introd.). Stesichorus: the poems. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
DEPEW, M. Reading Greek prayers. CA 16, 1997, pp. 229-258.
DEPEW, M. Enacted and represented dedications: genre and Greek hymn. In: ____; OBBINK, D. (eds.) Matrices of genre. Authors, canons, and society. Cambridge: Harvard University Press, 2000, pp. 59-79.
FURLEY, W. D.; BREMER, J. Greek hymns. Selected cult songs from the archaic to the Hellenistic period. Part One: the texts in translation. Türbingen: Mohr Siebeck, 2001.
FURLEY, W. D. Prayers and hymns. In: OGDEN, D. (ed.). A Companion to Greek religion. Oxford: Blackwell, 2007, pp. 117-131.
FURLEY, W. D. Praise and persuasion in Greek hymns. JHS 115, 1995, pp. 29-46.
GENTILI, B.; Catenacci, C. (coments., introd., trads.). Polinnia. Poesia greca arcaica. 3a ed. rev. ampl. Messina: G. D’Anna, 2007.
GERBER, d. l. General introduction. In: ____. (ed.). A companion to the Greek lyric poets. Leiden: Brill, 1997, pp. 1-10.
Gould, J. On making sense of Greek religion. In: EASTERLING, P. E.; MUIR, J. V. (eds.). Greek religion and society. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, pp. 1-33.
Graf, F. Greek mythology: an introduction. Transl. T. Marier. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1996.
Herington, J. Poetry into drama. Early tragedy and the Greek poetic tradition. Berkeley: University of California Press, 1985.
Kirk, G. S. (coment.). The Iliad: a commentary. Volume I: books 1-4. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
MACEDO, J. M. A palavra ofertada. Um estudo retórico dos hinos gregos e indianos. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
Maehler, H. (ed.). Pindarus – pars II: fragmenta, indices. Leipzig: Teubner, 1989.
Most, G. W. Greek lyric poets. In: Luce, T. J. (ed.). Ancient writers: Greece and Rome. New York: Charles Scribner & Sons, 1982, pp. 75-98.
Oliveira, F. R. (trad. e notas). Rei Édipo. Sófocles. São Paulo: Odysseus, 2015.
PAGE, D. L. (ed.). Poetae melici Graeci. Oxford: Clarendon, 1962.
PULLEYN, S. Prayer in Greek religion. Oxford: Clarendon, 1997.
RAGUSA, G. Fragmentos de uma deusa. A representação de Afrodite na lírica de Safo. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
RAGUSA, G. Lira, mito e erotismo. Afrodite na poesia mélica grega arcaica. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
RAGUSA, G. (org., trad.). Lira grega. Antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra, 2013.
Rossi, L. E. I generi letterari e le loro leggi scritte e non scritte nelle letterature classiche. BICS 18, 1971, pp. 69-94.
RUTHERFORD, I. Pindar’s paeans. A reading of the fragments with a survey of the genre. Oxford: Oxford University Press, 2001.
SMYTH, H. W. (ed., intro., e coment.). Greek melic poets. New York: Biblo and Tannen, 1963 [1a ed.: 1900].
VOIGT, E.-M. Sappho et Alcaeus: fragmenta. Amsterdam: Athenaeum, Polak & Van Gennep, 1971.
WERNER, C. (trad.). Homero, Ilíada. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
WEST, M. L. (ed.) Homerus Ilias. Vol. I. Leipzig: Saur, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.