A caracterização de Andrômaca e Hermíone no "agón" de "Andrômaca" de Eurípides

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v8i1.32626

Palavras-chave:

Eurípides, Andrômaca, Hermíone, teatro grego antigo, estudos da caracterização.

Resumo

Este trabalho integra o recorte temático que vem sendo desenvolvido no último biênio pelo grupo de pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo da FFLCH-USP: “A caracterização da personagem no teatro greco-romano”. O escopo aqui é perscrutar a caracterização de Andrômaca e de Hermíone no agon travado por essas personagens na peça Andrômaca de Eurípides. Nesse percurso, parte-se de uma breve análise de como a protagonista da peça de Eurípides é abordada por Heitor no canto VI da Ilíada e sobre como se dá seu momento em As Troianas. Espera-se, a partir dessas passagens, poder melhor delinear a figura central da tragédia Andrômaca, cotejando-a com Hermíone no agón. A proposta em torno das duas mulheres de Neoptólemo em Eurípides é sobretudo investigar como cada uma delas lida com as questões relativas aos valores da aristocracia grega feminina de acordo com sua condição presente.

 

Biografia do Autor

Samea Rancovas Ghandour Cunha Giraldes, Universidade de São Paulo - USP

Samea Ghandour é mestranda em Letras Clássicas Grego pela FFLCH USP e bacharela em Letras Grego Português pela mesma instituição. Pesquisa na área de teatro do Período Helenístico com ênfase na tradução e estudo dos Mimiambos de Herodas sob orientação do Prof. Dr. Fernando Rodrigues Jr. Também se interessa pelo Teatro Clássico, fazendo parte dos grupos de pesquisa Estudos Sobre o Teatro Antigo e Hellenistica, ambos sediados na FFLCH.  

Referências

EURÍPIDES. Andrômaca. In: Teatro Completo. Volume I. Tradução de José Antonio Alves Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2015.

EURÍPIDES. As Troianas. In Teatro: Completo. Volume II. Tradução de José Antonio Alves Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2016.

HOMERO. Ilíada. Tradução e prefácio de Frederico Lourenço; introdução e apêndices de Peter Jones. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.

LLOYD, M. The agon in Euripides. Oxford Clarendon Press, 1992.

SEAFORD, R. The structural problems of marriage in Euripides. In: POWELL, A. (ed.) Euripides, women and sexuality. London/New York: Routledge, 1990, pp. 151-176.

WERNER, C. As especulações de Andrômaca em Troianas de Eurípides. Anais de Filosofia Clássica, vol.12, n. 23, 2018, pp. 13-30.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Giraldes, S. R. G. C. (2020). A caracterização de Andrômaca e Hermíone no "agón" de "Andrômaca" de Eurípides. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 8(1), 271–280. https://doi.org/10.25187/codex.v8i1.32626

Edição

Seção

Dossiê: Caracterização no drama antigo: tragédia