A caracterização de Andrômaca e Hermíone no "agón" de "Andrômaca" de Eurípides

Samea Rancovas Ghandour Cunha Giraldes

Resumo


Este trabalho integra o recorte temático que vem sendo desenvolvido no último biênio pelo grupo de pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo da FFLCH-USP: “A caracterização da personagem no teatro greco-romano”. O escopo aqui é perscrutar a caracterização de Andrômaca e de Hermíone no agon travado por essas personagens na peça Andrômaca de Eurípides. Nesse percurso, parte-se de uma breve análise de como a protagonista da peça de Eurípides é abordada por Heitor no canto VI da Ilíada e sobre como se dá seu momento em As Troianas. Espera-se, a partir dessas passagens, poder melhor delinear a figura central da tragédia Andrômaca, cotejando-a com Hermíone no agón. A proposta em torno das duas mulheres de Neoptólemo em Eurípides é sobretudo investigar como cada uma delas lida com as questões relativas aos valores da aristocracia grega feminina de acordo com sua condição presente.

 


Palavras-chave


Eurípides, Andrômaca, Hermíone, teatro grego antigo, estudos da caracterização.

Texto completo:

PDF

Referências


EURÍPIDES. Andrômaca. In: Teatro Completo. Volume I. Tradução de José Antonio Alves Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2015.

EURÍPIDES. As Troianas. In Teatro: Completo. Volume II. Tradução de José Antonio Alves Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2016.

HOMERO. Ilíada. Tradução e prefácio de Frederico Lourenço; introdução e apêndices de Peter Jones. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.

LLOYD, M. The agon in Euripides. Oxford Clarendon Press, 1992.

SEAFORD, R. The structural problems of marriage in Euripides. In: POWELL, A. (ed.) Euripides, women and sexuality. London/New York: Routledge, 1990, pp. 151-176.

WERNER, C. As especulações de Andrômaca em Troianas de Eurípides. Anais de Filosofia Clássica, vol.12, n. 23, 2018, pp. 13-30.




DOI: https://doi.org/10.25187/codex.v8i1.32626

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Samea Rancovas Ghandour Cunha Giraldes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.