O reverso da dialética: lógos e epistéme na pólis clássica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v8i2.36193

Palavras-chave:

dialética, retórica, sofística, ontologia, epistemologia, Platão

Resumo

O artigo investiga a constituição da figura do filósofo, formulada por Platão em seus Diálogos, salientando as diferenças substanciais entre a ciência dialética e suas artes opostas, como a retórica e a sofística na pólis ateniense clássica. A atual pesquisa demanda uma nova abordagem da fisionomia do filósofo, dada por Platão nos Diálogos, especialmente em República V e VI, Fedro e Sofista, que denomino hermenêutica cultual, a fim de demonstrar que a atividade compositiva de Platão ressalta a coexistência entre os discursos figurativo e racional, pela qual ele concebe a natureza mítica e filosófica do ser e do não ser, da opinião, descrita como intermediária entre o ser puro e o não ser absoluto e, por fim, da ciência. Pretendo examinar que, se o sofista e o rétor elaboram uma imitação doxástica, fundamentada na arte antilógica, o filósofo produz uma imitação investigativa, baseada na ciência da verdade, conhecimento e ser.

Biografia do Autor

Rodolfo José Rocha Rachid, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1993), mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2001) e doutorado em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2008). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Antiga e Filosofia do Direito.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Rachid, R. J. R. (2020). O reverso da dialética: lógos e epistéme na pólis clássica. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 8(2), 1–25. https://doi.org/10.25187/codex.v8i2.36193

Edição

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Artigos