A interpretação dos sonhos no Corpus hippocraticum: o Da dieta IV
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v4i2.4286Palavras-chave:
Corpus hippocraticum, Dietética, Sonhos, ApomímesisResumo
Apresenta-se aqui o livro IV do tratado Da dieta, na forma de uma tradução inédita ao português daquele que pode ser considerado o primeiro catálogo de sonhos de que se tem registro. Acompanham a tradução algumas considerações a respeito dos capítulos que compõem o livro, ressaltando-se ali conceitos-chave para a sua leitura. A interpretação dos sonhos nesse tratado se apresenta como um método para o conhecimento do corpo. Trata-se de um mapeamento das perturbações do corpo codificadas e decodificadas em imagens a partir de uma relação micro-macrocósmica que o autor define como apomímesis toû hólou. A imagética do sonho contida no tratado conforma um campo semântico específico, próprio da iatrikè tékhne, diferenciando-se das outras tékhnai que do sonho se valem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.