A interpretação dos sonhos no Corpus hippocraticum: o Da dieta IV

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.25187/codex.v4i2.4286

Mots-clés :

Corpus hippocraticum, Dietética, Sonhos, Apomímesis

Résumé

Apresenta-se aqui o livro IV do tratado Da dieta, na forma de uma tradução inédita ao português daquele que pode ser considerado o primeiro catálogo de sonhos de que se tem registro. Acompanham a tradução algumas considerações a respeito dos capítulos que compõem o livro, ressaltando-se ali conceitos-chave para a sua leitura. A interpretação dos sonhos nesse tratado se apresenta como um método para o conhecimento do corpo. Trata-se de um mapeamento das perturbações do corpo codificadas e decodificadas em imagens a partir de uma relação micro-macrocósmica que o autor define como apomímesis toû hólou. A imagética do sonho contida no tratado conforma um campo semântico específico, próprio da iatrikè tékhne, diferenciando-se das outras tékhnai que do sonho se valem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Julieta Alsina, Professora substituta de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Letras (Português-Grego) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Letras Clássicas também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do PROAERA (Programa de Estudos em Representações da Antiguidade). Trabalha com Corpus hippocraticum e História da Medicina antiga.

Téléchargements

Publiée

2016-12-16

Comment citer

Alsina, J. (2016). A interpretação dos sonhos no Corpus hippocraticum: o Da dieta IV. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 4(2), 21–52. https://doi.org/10.25187/codex.v4i2.4286

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice