Espanto ou maravilhamento (thauma) na Ifigênia em Táuris de Eurípides

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25187/codex.v11i1.59280

Palavras-chave:

thauma, Eurípides, Ifigênia em Táuris, Pseudo-Longino, sublime.

Resumo

Este artigo investiga como Eurípides, em Ifigênia em Táuris, utiliza uma afecção estética que, em grego, desde os testemunhos supérstites mais antigos, foi sobretudo identificada pelo termo thauma e que abrange o que se concebe como “admiração”, “espanto” e “maravilhamento”. Partindo-se do tratamento da estrutura desse afeto em Pseudo-Longino, ele próprio ancorado em poetas e teóricos gregos do período clássico e arcaico, o foco aqui é discutir, de um lado, como já em Eurípides a estrutura dessa afecção é explorada por meio de certos termos e fenômenos (ekplēxis, apistos, muthos, reconhecimento) que foram sendo definidos como centrais em discussões epistemológicas, estéticas e poéticas em autores como Platão e Aristóteles, e, de outro lado, como essa tragédia configura a ambiguidade da afecção, em particular, em sua relação com a matéria mesma do espetáculo trágico, o muthos.

Biografia do Autor

Christian Werner, Universidade de São Paulo

Professor Associado de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

ARENDT, Hannah. The life of the mind. San Diego: Harcourt, 1977.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Trad.: A. Abranches; C. A. R. de Almeida; H. Martins. 2a ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.

ARISTÓTELES. Metafísica (livros I e II). In: Os pensadores. Vol. 4. Trad.: V. Cocco. São Paulo: Abril, 1973.

BOND, Godfrey W. Euripides: Heracles. Clarendon: Oxford, 1981.

BUDELMANN, Felix. ‘Dare to believe: wonder, trust and the limitations of human cognition in Euripides’ Iphigenia in Tauris. BRAUND, David; HALL, Edith; WYLES, Rosie (org.). Ancient theatre and performance culture around the Black Sea. Cambridge: Cambridge University Press, 2019, p. 289–304.

CROPP, Martin. J. Notes on Euripides, "Iphigenia in Tauris". ICS v. 22, 1997, p. 25-41.

CROPP, Martin. Euripides: Iphigenia in Tauris. Warminster: Aris & Phillips, 2000.

DIONISO LONGINO. Do sublime. Tradução, introdução e comentário: Marta Isabel de Oliveira Várzeas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

DIGGLE, James. Euripidis fabulae. Vol. 2. Oxford: Clarendon, 1981.

DORAN, Robert. The theory of the sublime from Longinus to Kant. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

DUARTE, Adriane da S. Cenas de reconhecimento na poesia grega. Campinas: Edunicamp, 2012.

EMDE BOAS, Evert van.; RIJKSBARON, Albert; HUITINK, Luuk; BAKKER,

Mathieu de. The Cambridge grammar of classical Greek. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

FREITAS, Gustavo. A. de. A ‘evidência’ (enárgeia) na Ilíada segundo os escólios exegéticos (bT) em paralelo com as lições do Retores do período helenístico e imperial. Belo Horizonte, Classica n. 32, v. 1, p. 195-216, 2019.

GENTILI, Bruno et al. Pindaro: Le Olimpiche. Milano: Lorenzo Valla / Mondadori, 2013.

GRETHLEIN, Jonas; HUITINK, Luuk. Homer’s vividness: an enactive approach. London, Journal of Hellenic Studies n. 137, p. 67-91, 2017.

HALLIWELL, Stephen. Between ecstasy and truth: interpretations of Greek poetics from Homer to Longinus. Oxford: Oxford University Press, 2011.

HALLIWELL, Stephen. Pseudo-Longinus, On the sublime. Edited with an introduction, translation, and commentary. Oxford: O.U.P., 2022.

HESÍODO. Teogonia. Tradução e introdução: C. Werner. 2a. ed. São Paulo: Hedra, 2022.

HOMERO. Odisseia. Tradução e introdução: C. Werner. Apresentação: R. Martin. São Paulo: Ubu, 2018.

HUITINK, Luuk. Enargeia, enactivism and the ancient readerly imagination. In: ANDERSON, Miranda; CAIRNS, Douglas; SPREVAK, Mark (org.). Distributed cognition in classical antiquity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2019, p. 169–89.

HUITINK, Luuk. Enargeia and bodily mimesis. In: GRETHLEIN, Jonas; HUITINK, Luuk; TAGLIABUE, Aldo (org.) Experience, narrative, and criticism in ancient Greece. Oxford, 2020, p. 188-209.

HUNTER, Richard. The grand and the less grand: ‘Longinus’, On the Sublime. In: _____. Critical moments in classical literature: studies in the ancient view of literature and its uses. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

HUNZINGER, Christine. Le plaisir esthétique dans l’épopée archaïque: les mots de la famille de θαῦμα. Paris, Bulletin de l’Association Guillaume Budé n. 1, p. 4-30, 1994.

KYRIAKOU, Poulheria. A commentary on Euripides’ “Iphigenia in Tauris”. Berlin: de Gruyter, 2006.

LATHER, Amy. Materiality and aesthetics in Archaic and Classical Greek poetry. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2021.

LfgrE = SNELL, Bruno et al. (orgs.) Lexikon des frühgriechischen Epos. 4 vol. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1955-2010.

LIEBERT, Rana S. Tragic pleasure from Homer to Plato. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

LIGHTFOOT, Jessica. Wonder and the marvellous from Homer to the Hellenistic world. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.

NAGY, Gregory. Pindar’s Homer: the lyric possession of an epic past. London: Johns Hopkins University Press, 1990.

NEER, Richard. The emergence of the classical style in Greek sculpture. Chicago: University of Chicago Press, 2010.

O’BRIEN, Michael J. Pelopid history and the plot of Iphigenia in Tauris. Oxford, Classical Quarterly n. 38, p. 98-115, 1988.

PARKER, L. P. E. Euripides: Iphigenia in Tauris. Oxford: Oxford University Press, 2015.

PEPONI, Anastasia-Erasmia. Frontiers of pleasure: models of aesthetic response in archaic and classical Greek thought. Oxford: Oxford University Press, 2012.

PLATÃO. Teeteto. Trad.: A. M. Nogueira e M. Boeri. 3a ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2010.

PORTER, James I. The sublime in antiquity. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

POWER, Timothy. The culture of kitharôidia. Washington D.C.: Center for Hellenic Studies, 2010.

PRIER, RaymondA. Thauma Idesthai: the phenomenology of sight and appearance in archaic Greek. Tallahassee: Florida State University Press, 1989.

RAGUSA, Giuliana. Lira grega: antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra, 2013.

RUSSELL, Donald A. ‘Longinus’: On the sublime. Oxford: Clarendon, 1964.

RUSSELL, Donald A. Longinus, On sublimity. In: ―.; WINTERBOTTOM, Michael. Ancient literary criticism: the principal texts in new translations. Oxford: Oxford University Press, 1972, p. 460-503.

SIDERAS, Alexander. Aischylos Homericus: Untersuchungen zu den Homerismen der aischyleischen Sprache. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1971.

TORRANCE, Isabel. Metapoetry in Euripides. Oxford: Oxford University Press, 2013.

TORRANO, Jaa. Eurípides: Ifigênia em Táurida. Porto Alegre, Organon, n. 31, v. 60, p. 281-330, 2016.

USHER, Mark D. Theomachy, creation, and the poetics of quotation in Longinus chapter 9. Chicago, Classical Philolgy n. 102, v. 3, p. 292-303, 2007.

WERNER, Christian. O ‘Escudo de Aquiles’ nos tradutores brasileiros da Ilíada. São Paulo, Re-produção, 2021.

WERNER, Christian. O escudo de Aquiles e a tensão entre guerra e mousiké no canto XVIII da Ilíada. La Plata, Synthesis, n. 29, v. 1, e115, 2022.

ZERBA, Michelle. What Penelope knew: doubt and scepticism in the Odyssey. Oxford, Classical Quarterly n. 59, p. 295-316, 2009.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Werner, C. (2023). Espanto ou maravilhamento (thauma) na Ifigênia em Táuris de Eurípides. CODEX - Revista De Estudos Clássicos, 11(1), e1112312. https://doi.org/10.25187/codex.v11i1.59280

Edição

Seção

Dossiê Emoção no drama antigo: tragédia