Pégase d'Eleuthères: d'une légende de transmission tardive au mythe étiologique «re-enacted»
DOI :
https://doi.org/10.25187/codex.v1i2.2839Mots-clés :
Mitologia, Festivais trágicos, Dioniso, PégasoRésumé
Este artigo pretende mostrar as operações através das quais os estudiosos da religiao grega fizeram da lenda de Pégaso de Eleutera o mito etiologico das Grandes Dionisíacas. A análise dos principais textos antigos que relacionam essa lenda à figura de Dioniso Eleutereu permite evidenciar a as operações de configuraçao e modelizaçao dos testemunhos antigos através da categoria operatoria de aition. Em um segundo momento, o artigo propõe outros argumentos que reforcem as hipotese da lenda de Pégaso como aition.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.







