famaque cum domino fugit ab urbe suo: aspectos da fama na poesia de exílio de Ovídio
DOI:
https://doi.org/10.25187/codex.v4i1.3336Palavras-chave:
Ovídio, Fama, poesia de exílioResumo
Através de sua poesia pré-exílio, Ovídio revela grande interesse em Fama/fama em todos os seus significados e funções: reputação pessoal, fama literária, tradição literária e mitológica, rumor, boato. Ovídio é obcecado por sua própria reputação como poeta, enquanto também emprega Fama/fama como fonte de inspiração e como fonte de informação numa ampla variedade de temas e tópicos. Seu grande interesse em Fama/fama culmina em sua famosa descrição de seu domicílio no livro XII das Metamorfoses. O objetivo deste artigo é discutir o uso e o papel de Fama/fama na poesia do exílio de Ovídio, escrita num momento em que as circunstâncias da vida do poeta mudaram dramaticamente. O poeta se encontra em arredores bárbaros e incivilizados, longe da linda e confortável vida da capital. A discussão dos poemas selecionados dos Tristia e das Epistulae ex Ponto ilustrarão de forma promissória a relação de Ovídio com a Fama/fama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Codex - Revista de Estudos Clássicos utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.