Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

A Abe-África: revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos pretende publicar trabalhos de pesquisa dentro da área dos Estudos Africanos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo campos do conhecimento tais como a Antropologia, Ciência Política, Educação, Geografia, História, Literatura e Crítica Literária, Relações Internacionais, Sociologia e outros.Para tanto a revista se divide nas seguintes seções:

1. Artigos: Composta por trabalhos inéditos em torno de alguns dos eixos da revista  apresentando textos entre 15 e 30 páginas. Estes artigos podem ser livres ou fazerem parte de algum dossiê e para submetê-lo é preciso que ao menos um dos autores tenha o título de mestre.

2. Notas de Pesquisa: Tem por objetivo apresentar artigos resultantes de pesquisas ainda em andamento.

3. Traduções:

4. Resenha: espaço para a divulgação de obras publicadas em no máximo um ano anterior a edição da revista, ou seja, para uma revista com publicação prevista para 2018, o livro deve ter sido publicado entre 2015 e 2018. A resenha deve ter no mínimo 4 e no máximo 7 páginas.

5. Entrevista: Espaço destinado a dar visibilidade a história e ideias de pessoas com reconhecida atuação na área de relações étnicas, gênero e/ou diversidade sexual. Poderão compor esta seção fotos e materiais do entrevistado. Deve ter entre 15 e 20 páginas. Não se exigirá uma titulação ao entrevistador, apenas que o mesmo conheça e desenvolva questõe que seja pertinentes ao tema da revista junto ao entrevistado.

 

MODO DE APRESENTAÇÃO

 â€¢ No corpo do texto não deve existir qualquer tipo de referência que possibilite a identificação da autoria.

• Os artigos devem indicar, na primeira nota de rodapé, se a pesquisa recebeu financiamento, devendo este ser especificado.

• Em arquivo separado, devem ser enviados os dados de identificação do autor (e co-autor): nome, vinculação institucional, endereço de e-mail, telefones para contato, endereço profissional e/ou residencial. Além de uma breve biografia de até cinco linhas.

• Todos os textos apresentados devem ser digitados em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens 2,0 cm e salvos no formato •DOC (versão Word).

• Os artigos devem ser acompanhados de título, resumo e de três a cinco palavras-chave em português e inglês.

• Imagens: As imagens utilizadas nos textos, em preto e branco ou em cores, devem ser acompanhadas de legendas e créditos completos. Os arquivos devem ser enviados em formato JPEG, com resolução mínima de 100 dpi.

• Tabelas e Gráficos: deverão ser acompanhados de legendas e créditos completos.

• Direitos autorais: o autor está ciente de que são automaticamente cedidos à revista os direitos autorais sobre os originais e traduções nela publicados. Os dados e conceitos abordados nos artigos e resenhas são da exclusiva responsabilidade do autor.

 

IDIOMAS

Português, Espanhol, Francês e Inglês.

 

REFERÊNCIAS

NÃO faremos uso do sistema autor-data-pagina (SILVA, 2016, p.65) no corpo do texto. Assim todas as referências devem ser colocadas em notas de rodapé.

Elas deverão ser completas de acordo com as mesma normas das referências bibliográficas. .

Admitem-se as referências Id., Ibidem e Op.cit, segundo as normas em utilização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Livro (um autor):

SOBRENOME, Nome do Autor. Título do Livro em itálico: subtítulo (s/itálico). Local de Publicação: Editora, ano.

 

Livro (dois autores):

SOBRENOME, Nome do Autor; SOBRENOME, Nome do autor. Título do Livro em itálico: subtítulo (s/itálico). Local de Publicação: Editora, ano.

 

Livro (três ou mais autores):

SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor, et. al. Título do Livro em itálico: subtítulo (s/itálico). Local de Publicação: Editora, ano.

 

Artigo de revista:

SOBRENOME, Nome do Autor. Titulo do Artigo. Título do Periódico em itálico, Número do Volume, Data do Volume, (intervalo de páginas).

OBS: As mesmas regras para a autoria coletiva, adotadas para os livros, deverão ser utilizadas na citação de artigos de revistas e coletâneas.

 

Artigo de coletâneas:

SOBRENOME, Nome do Autor. Título do Trabalho. SOBRENOME, Nome do Organizador (org). Título da Coletânea em itálico. Local de Publicação: Editora, Data. (intervalo de páginas).

 

Dissertações e teses

SOBRENOME, Nome do Autor. Título da tese ou dissertação. Tese ou Dissertação (Doutorado em ... ou Dissertação em ...). Universidade, local, ano.

 

Trabalhos apresentados em congressos:

SOBRENOME, Nome do Autor. Título do trabalho. Nome do congresso, local, data, intervalo de páginas.

Artigos em formato eletrônico:

As citações devem seguir as normas apontadas anteriormente, sendo acrescidas da seguinte informação após o ponto final: Disponível em:. Acesso em: __/__/____.

 

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Todos os trabalhos serão submetidos a dois pareceristas ad hoc, sendo um terceiro avaliador acionado em caso de pareceres discordantes, adotando-se, sempre, a política do duplo cego. Os autores serão notificados da aceitação ou não dos respectivos trabalhos, podendo a aceitação estar sujeita a modificações, conforme a indicação dos avaliadores. O artigo submetido à revista deve ser inédito e original e não deve estar sendo considerado por outra publicação.

Artigos

Política padrão de seção

Notas de Pesquisa

Tem por objetivo apresentar artigos resultantes de pesquisas de doutorado ainda em andamento.

Resenhas

Espaço para a divulgação de obras publicadas em no máximo três anterior a edição da revista, ou seja, para uma revista com publicação prevista para 2018, o livro deve ter sido publicado entre 2015 e 2018. A resenha deve ter no mínimo 4 e no máximo 7 páginas e ser escrita pelos portadores da "titulação" mínima de mestrando.

Entrevistas

Espaço destinado a dar visibilidade a história e ideias de pessoas com reconhecida atuação na área de relações étnicas, gênero e/ou diversidade sexual. Poderão compor esta seção fotos e materiais do entrevistado. Deve ter entre 15 e 20 páginas. Não se exigirá uma titulação ao entrevistador, apenas que o mesmo conheça e desenvolva questões que seja pertinentes ao tema da revista junto ao entrevistado. As entrevistas serão avaliadas pelo conselho executivo da revista.

Experiências

Relatos de pesquisa e produções que se aproximam do formato "notas de pesquisa", mas, ao mesmo tempo de um "ensaio literário e acadêmico". Uma produção que pode ter como público alvo estudantes e especialistas, mas, também, um público mais amplo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.