Os modos de expressão do feminino em Mia Couto

Autores

  • Cláudia Barbosa de Medeiros UFRJ (Vínculo durante o mestrado e o doutorado. Sem vinculação atual.)

Resumo

Este artigo propõe investigar as estratégias narrativas de que o escritor moçambicano Mia Couto se utiliza para, literariamente, problematizar o feminino em A confissão da leoa. Nesta abordagem, examinaremos as representações simbólicas do feminino, em destaque as alegorias contidas na presença da leoa. Apesar da predominância do modelo patriarcal nos cenários ficcionalizados que impinge à mulher a condição de subalterna, empreenderemos uma análise sobre as intervenções cênicas transgressoras do ser feminino em busca de espaços de pertencimento.

Biografia do Autor

Cláudia Barbosa de Medeiros, UFRJ (Vínculo durante o mestrado e o doutorado. Sem vinculação atual.)

Durante os cursos de mestrado e doutorado, pude desenvolver minha pesquisa em torno dos eixos feminino, transgressão e poder nas produções romanescas de Mia Couto, escritor moçambicano, sob a orientação da professora Carmen Tindó Secco, na UFRJ. Sobre o tema, publiquei artigos em revistas de reconhecido prestígio. No doutorado, a pesquisa contou com o financiamento da CAPES pelos últimos 30 meses. Atualmente, atuo como professora de Português e Literaturas.

Referências

BAKARE-YUSUF, Bibi. “Além do determinismo: a fenomenologia da existência feminina africana”. Tradução para uso didático de Aline Matos da Rocha e Emival Ramos. Feminist Africa, Issue 2, 2003.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo -- 1. Fatos e Mitos. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

CHIZIANE, Paulina. “Eu, mulher... Por uma nova visão de mundo”. In: AFONSO, Ana Elisa de Santana (Coord.). Eu mulher em Moçambique. Edições UNESCO e AEMO, 1994.

COUTO, Mia Couto. Vinte e zinco. Lisboa: Editorial Caminho, 1999.

_____. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

_____. E se Obama fosse africano? São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

_____. A confissão da leoa. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

_____. Mulheres de cinzas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MC FADDEN, Patricia. “The Challenges and Prospects for the African Women's Movement in the 21st Century”. In: Women in Action, issue 1, 1997. Disponível em http://www.hartford-hwp.com/archives/30/152.html

Downloads

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Artigos