Conheci, ouvi e vi: narrativas de uma testemunha ocular da Guerra Civil em Angola (1983-1986)

Autores

Palavras-chave:

Guerra civil, Cotidiano, Angola.

Resumo

o artigo dialoga com a narrativa de um ex-militar angolano do Movimento Popular de Libertação de Angola (PMLA), hoje radicado no Brasil, que, de 1983 a 1986, lutou na Guerra Civil em seu país. Privilegiando a narrativa oral e cotejando com a bibliografia sobre o tema, investigamos o cotidiano de um combatente, que representa, de certa forma, outros cotidianos de guerra civil no continente africano, no contexto do século XX, mais precisamente no período historicamente denominado de Guerra Fria.

 

Referências

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

FIRST, Ruth (Org.). O Mineiro Moçambicano: um estudo sobre a exportação de mão de obra em Inhambane. Recife: Ed. UFPE, 2015. (Série Brasil & África; Coleção Clássicos, n. 2).

CHANSON, Philippe. La blessure du nom. Une anthropologie d”une séquelle de l”esclavage aux Antilles – Guyane. Louvaine: Bruylant-Cadenua, 2008.

AUGEL, Moema Parente. Desafios de Ensino Superior na África e no Brasil: a situação do ensino universitário na Guiné-Bissau e a construção da guineidade. Estudos de Sociologia, Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. v. 15. n. 2, p. 137-159, 2009.

RODRIGUES, D. Diário de um exílio sem regresso. Luanda: Nzila, 2003.

RODRIGUES, D. Cartas da Langidila e outros documentos. Luanda: Nzila, 2004.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz; Edusp, 1987.

THOMPSON, Paul. A Voz Do Passado: História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002).

.; FARIA, António. A Casa dos Estudantes do Império: itinerário histórico. Lisboa: Biblioteca Museu República e Resistência, 1995.

SABONETE, Fernando Wilson. Depoimento oral coletado em contexto de entrevista ao autor. Recife, 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

Artigos