Mineração industrial e conflitos socio-ambientais: o caso da província de Tete, centro de Moçambique

Autores

  • Sérgio Feliciano Come Universidade Zambeze
  • Eufrásio João Sozinho Nhongo Universidade Zambeze
  • Fernanda Machado Ferreira Universidade Federal de Vicosa

Palavras-chave:

carvão mineral, direitos humanos, megaprojetos, reassentamento, recursos naturais

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os conflitos socio-ambientais associados à mineração industrial na provincia de Tete, região central de Mocambique. Artigos científicos, livros, relatórios e artigos de jornais noticiosos foram utilizados como fontes de dados. Os resultados do estudo apontam que na província de Tete, concretamente os distritos de Moatize e Changara, tem havido vários conflitos socio-amabientais associados à mineração industrial. Esses conflitos têm principal origem nos reassentamentos da população. As comunidades das regiões abrangidas pela mineração e várias organizações de defesa dos direitos humanos consideram que os reassentamentos efetuados pelas empresas mineradoras em Tete não têm observado com rigor a legislação vigente e desrespeitam os direitos humanos. Nesse sentido, é sugerido que o Estado Moçambicano e as empresas mineradoras trabalhem no sentido de melhorar o processo do reassentamento das populações atingidas pela mineração, pois isso tem o potencial de evitar que as populações tenham percepção de que as empresas mineradoras reduzem seu bem estar.

Biografia do Autor

Sérgio Feliciano Come, Universidade Zambeze

Graduado em Agronomia pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Vicosa, Brasil. 

Professor efetivo na Faculdade de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais da Universidade Zambeze, Moçambique

Eufrásio João Sozinho Nhongo, Universidade Zambeze

Licenciado em Geografia

Mestre em Ciência e Sistema de Informação Geográfica

Doutor em Sensoriamento Remoto

Fernanda Machado Ferreira, Universidade Federal de Vicosa

Possui Licenciatura (2012) e Bacharelado (2013) em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa.

Mestre (2015) e Doutora (2019) em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Realizou o Doutorado Sanduíche no Laboratório do Território - LaboraTe, na Universidade de Santiago de Compostela, Campus/Lugo, Espanha (2017-2018).

Atualmente, faz o Pós-doutorado em Extensão Rural (2019-atual)

Referências

BATA, Eduardo; BARREIRA, Celene M. DE ALMEIDA, Maria (2016). Impactos sócio-espaciais e político-econômicos dos megaprojetos de mineração em Moçambique: o caso da exploração do carvão mineral de Moatize. CAMPO-TERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v. 11, n. 22.

CASTEL-BRANCO, C. e CAVADIAS, E (2009). O papel dos mega projectos na estabilidade da carteira fiscal em Moçambique. Apresentação feita ao II Seminário Nacional sobre Execução da Política Fiscal e Aduaneira promovido pela Autoridade Tributária. Maputo.

CASTEL-BRANCO, Carlos Nuno. Economia extractiva e desafios de industrialização em Moçambique. Maputo: Instituto de Estudos Sociais e Económicos, 2010.

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA-CDD (2020). Os números da esperança nos Projectos de LNG da Bacia do Rovuma em tempos de muitas incertezas e riscos financeiros. Disponível em https://cddmoz.org/wp-content/uploads/2020/05/47-MIL-MILH%C3%95ES-DE-D%C3%93LARES_-Os-n%C3%BAmeros-da-esperan%C3%A7a-nos-Projectos-de-LNG-da-Bacia-do-Rovuma-em-tempos-de-muitas-incertezas-e-riscos-financeiros.pdf

CENTRO DE INTEGRIDADE PÚBLICA-CIP (2013). EXPORTAÇÕES DE GÁS DE PANDE TEMANE PARA A ÁFRICA DO SUL: Primeiros grandes projectos do sector extractivo frustram as expectativas dos moçambicanos, Boa Governação, Transparência e Integridade - Edição Nº 17/2013 – Outubro, Maputo. Disponível em http://www.cip.org.mz/cipdoc%5C275_Primeiros%20Grandes%20Projectos%20do%20Sector%20extractivo%20Frustram%20as%20Expectactivas%20dos%20mo%C3%A7ambicanos.pdf

DAOU, A. (2010). Notas comprometidas sobre a discussão dos efeitos sociais de grandes projetos hidrelétricos, antropologia e a atualidade da temática. Revista De Antropologia Social Dos Alunos do PPGAS-UFSCar, v. 2, n. 2, p. 282-298.

FAUSTINO, C. e FURTADO, F. Mineração e violações de direitos: o Projeto Ferro Carajás S11D, da Vale S.A. Relatório da Missão de investigação e incidência. Açailândia (MA). 1ª Edição, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA-INE (2019), IV Recenseamento Geral da População e Habitação: Resultados Definitivos.

JORNAL DOMINGO, Edição de 11 de Agosto de 2013.

LABUA, A. et al. Moçambique: Recursos Naturais/Sector Extractivo para a Prosperidade, 2013.

LILLYWHITE, S., KEMP, D. e STURMAN, K. (2015). Mining, Resettlement and Lost Livelihoods: Listening to the Voices of Resettled Communities in Mualadzi, Mozambique. Oxfam: Melbourne.

MATOS, E. Desterritorialização e reterritorialização das comunidades atingidas pela exploração do carvão mineral em Moatize, Moçambique. Tese de doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande de Sul. 2016.

MOÇAMBIQUE, Decreto 31/2012 de 8 de Agosto sobre Regulamento sobre processo de reassentamento resultante de Actividades Econômicas, Maputo, 2012.

MONIÉ, Frederic e CARVALHO, Maria (2019). Mineração e reestruturação espacial em Moatize (Moçambique). AbeAfrica: Revista da Associacao Brasileira de Estudos Africanos, v.03, n.03, 178-202.

MOSCA, J. e SELEMANE, T. El dorado Tete: os mega projectos de mineração. Maputo, CIP – Centro de Integridade Pública, 2011.

ORDEM DOS ADVOGADOS DE MOCMBIQUE-OAM (2020). TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DA PROVÍNCIA DE TETE CONDENA, MAIS UMA VEZ, A MINERADORA JINDAL A PROCEDER O REASSENTAMENTO DE NOVAS FAMÍLIAS NO DISTRITO DE MARARA- ACÓRDÃO N.º 02/TAPT/2020.

PEREIRA, Drielle (2019). O Brasil cruza o Atlântico: a internacionalização da Vale S.A em Moçambique nos anos Lula (2003-2010). AbeAfrica: Revista da Associacao Brasileira de Estudos Africanos, v.01, n.01, 119-146.

REBOUÇAS, L. O planejado e o vivido: o reassentamento de famílias ribeirinhas no Pontal do Paranapanema, São Paulo, Fapesp/AnnaBlume, 2000.

RODRIGUES, A. À deriva no (do) tempo: leituras sobre capitalismo, cotidiano e sentido no reassentamento de Cateme, Moçambique. Dissertação mestrado em Extensão Rural na Universidade Federal de Viçosa, 2014.

SELEMANE, T. Indústria Mineira em Moçambique: Que Papel Para a Sociedade Civil? Centro de Integridade Pública – CIP, Outubro, Tete. 2010.

VAINER, C. CONCEITO DE “ATINGIDO”: UMA REVISÃO DO DEBATE E DIRETRIZES, 2008.

VASCONCELOS, L. Contribuição para o conhecimento dos carvões da Bacia Carbonífera de Moatize, Província de Tete, República de Moçambique. Tese de Doutorado. Universidade do Porto, 1995.

VIÉGAS, R. (2009). Conflitos ambientais e lutas materiais e simbólicas, Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 19, p. 145-157.

VUNJANHE, J. Impactos Sociais da Exploração de Minerais: O caso da Vale Moçambique Lda, 2009. Disponível em http://www.iese.ac.mz/lib/publication/outras/2011/JVunhjane_ITIE_Fev2011.pdf.

WANDERLEY, Luiz. Atingidos por mineração”: conflitos e movimentos sociais na Amazônia brasileira. ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, 35., Caxambu, MG, 2011. Anais Eletrônicos.

ZECA, E. MOÇAMBIQUE: Exploração de Recursos Energéticos, Privação Relativa, Conflito e Segurança, CEEI-ISRI, ANO I SÉRIE DE ARTIGOS, v.1, n. 01, p1-19, 2013.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

Artigos