Publicações Imbondeiro: como a editora nasceu, circulou e foi encerrada pela PIDE. Entrevista a Leonel Cosme

Autores

Palavras-chave:

Imbondeiro, Leonel Cosme, Literatura Angolana, Huíla

Resumo

A Imbondeiro, nascida na Huíla e cuja história editorial foi até agora pouco estudada, teve uma grande atividade em Angola durante a sua existência, entre 1960 e 1965. O seu encerramento foi causado pela repressão da PIDE, a polícia política do Estado Novo. Com mais de uma dezena de coleções, e estando formalmente registada como livraria-distribuidora, chegou a ter uma ampla difusão e uma rede de distribuição no continente africano (em Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), mas também no Brasil e em Portugal. 

Esta conversa com Leonel Cosme, editor das Publicações Imbondeiro falecido em Janeiro de 2021, tem o objetivo de colmatar algumas lacunas sobre a história do projeto, tal como de fornecer informações preciosas sobre a circulação de impressos. 

 

Biografia do Autor

Noemi Alfieri, CLEPUL - FLUL (Universidade de Lisboa)

Fellow do Cluster of Excellence Africa Multiple da Universidade de Bayreuth (Alemanha) para o ano académico 2022/23, com o projeto "Mapping anti-colonial networks through literature. Transnational connections of African thinkers in the reconfiguration of space and thought (1950s - 70s)". Interessa-se pela circulação de impressos, ideias e dos seus agentes, tal como pela sua recepção. Com o mesmo projeto, ganhou o CEEC Individual da FCT 2021 (Portugal), na categoria Investigador Júnior, com duração de seis anos. A sua investigação foca-se, de momento, em projetos editoriais africanos nas décadas de 50 a 70. Ocupa-se da mobilidade e circulação de pessoas, objetos e das ideias por esses veiculadas através das redes transnacionais estabelecidas na África, na Europa e na América Latina por escritores e intelectuais negritudinistas, Pan-Africanistas ou anti-coloniais, com atenção para a sub-representação da agência feminina nas narrativas históricas e acadêmicas produzidas sobre e nesses ambientes culturais. Bolseira de Pós-Doutoramento do projeto "Afrolab: a construção das literaturas africanas em Portugal. Instituições e Instituições e consagração dentro e fora do Espaço de Língua Portuguesa (1960-2020)" no CLEPUL (FLUL, Universidade de Lisboa). Membro Associado do CREPAL (Sorbonne Nouvelle Université) e Investigadora Colaboradora do CHAM (FCSH-NOVA), onde integra o grupo de investigação Leitura e Formas de Escrita e as linhas de investigação em Estudos Africanos e História das Mulheres e do Género. É membro do grupo Áfricas (UERJ-UFRJ) e da equipe dos projetos AFROLAB e WOMENLIT ? Literatura Feminina: Memórias, Periferias e Resistência no Atlântico Luso-Afro-Brasileiro (CHAM/ NOVA-FCSH, Portugal), financiado pela FCT. Membro da COST Action 18126 - ?Writing Urban Places. New narratives on the European Cities? (UE). Tem doutoramento em Estudos Portugueses, com especialidade em História do Livro e Crítica Textual, pela NOVA-FCSH com a tese: (Re)construir a Identidade através do Conflito: Uma Abordagem às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa (1961-74). Esta dissertação foi financiada pela FCT e recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Fundação Mário Soares-EDP (2021). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Espanhol e Português, 2013) pela Università degli Studi de Turim, Itália. É mestre em Línguas e Literaturas Modernas pela mesma faculdade, com uma tese sobre Pepetela e a literatura angolana (2015).

Referências

AAVV. 1º Encontro de Escritores de Angola. Sá da Bandeira: Imbondeiro e Serviços Culturais da Câmara de Sá da Bandeira, 1963.

Alfieri, Noemi. (Re) Construir a identidade através do conflito. Uma abordagem às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa (1961-74). Lisboa: FCSH, Tese de Doutoramento, Novembro de 2020. http://hdl.handle.net/10362/116288

ANTT/ PIDE/ DGS SC CI (2) PROC. 4134 NT 7323, Imbondeiro.

FURTADO, João Carlos Mourato Lopes. Angolanidade a autonomia na cultura do Sudoeste de Angola. Memória de Imbondeiro, Coimbra: Dissertação de Mestrado, orient. Pires Laranjeira: 2005.

Downloads

Publicado

2023-03-18

Edição

Seção

Entrevistas