Sarah Maldoror: crítica ao colonialismo português nas obras Monangambé (1968) e Sambizanga (1972)

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Angola, Análise Fílmica

Resumo

O objetivo central deste trabalho é analisar as obras cinematográficas da cineasta Sarah Maldoror (1939-2020) intituladas Monangambé (1968) e Sambizanga (1972). Ambas as obras são adaptações de romances do escritor Luandino Vieira, O fato completo de Lucas Matesso (1967) e A vida verdadeira de Domingos Xavier (1961), respectivamente. Sarah Maldoror realiza as primeiras obras fílmicas em Angola antes da criação do Instituto Angolano de Cinema (IAC) e Laboratório Nacional de Cinema (LNC), ambos os aparelhos surgidos após a independência de Angola (1975).  

Biografia do Autor

Renata Dariva Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Renata Dariva Costa é doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui licenciatura e bacharelado em História pela mesma instituição. Tem pós-graduação Lato Sensu em História da África na Universidade Candido Mendes. Vinculada ao Laboratório de Ensino de História da África da UFSC e membro do grupo interdisciplinar Áfricas na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro ativo e fundador do grupo de trabalho de História da África da ANPUH-RS , assim como, integrante do GT África da ANPUH-SC. Principais temas de pesquisa: História da África, História de Angola, Cinemas Africanos.

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Publicado

2024-07-02