Dossiê Artes Africanas - Histórias, Perspectivas e Fluxos
Palavras-chave:
Artes africanas, Artes e diáspora africana, História da arteResumo
Este texto de introdução ao dossiê “Artes africanas - histórias, perspectivas e fluxos” propõe uma reflexão sobre a complexidade e diversidade das artes em contextos africanos e diaspóricos consideradas, sobretudo, em perspectivas a partir do Brasil. A própria ideia de “arte africana” constitui parte do debate. O entrelaçamento de questões históricas, políticas, antropológicas, filosóficas e estéticas, bem como a multiplicidade das linguagens artísticas - artes visuais, música, artes do corpo e da cena, são abordados nos trabalhos publicados no dossiê.
Referências
BARATA. Mário. Arte negra. Revista da Semana, Rio de Janeiro, v. 34, p. 16-17, 17 maio de 1941.
CONDURU, R. África, Brasil e arte – persistentes desafios. ARS (São Paulo), 2021, 19(42), 315-358. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.187482
DIAGNE, Souleymane Bachir. Decolonizing the History of Philosophy. In: Anton Wilhelm 2017, Amo Lecture, University of Hale. Hale, 53 min.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UyBohqmP_Q4
PEFFER, John, The Diaspora as Object, In FARELL, L (ed.) Looking Both Ways. Art of the Contemporary African Diaspora, New York: Museum for African Art, 2003.
PEFFER John, « La diaspora des images de l'Afrique », Multitudes, 2013/2 (n° 53), p. 47-58. DOI:
3917/mult.053.0047. URL: https://www.cairn.info/revue-multitudes-2013-2-page-47.htm
RODRIGUES, Raimundo Nina. As bellas-artes dos colonos pretos do Brasil – a esculptura, Kosmos, Revista Artistica, Scientifica e Literaria, Rio de Janeiro, ano I, n. 8, p. 11-16, agosto 1904.
RAMOS, Artur. Arte negra no Brasil. Cultura, Rio de Janeiro, Serviço de Documentação do Ministério da Educação e Saúde, n. 2, p. 189 - 212, jan./abr. 1949.
SARR, Felwine. Afrotopia, Paris: Philippe Rey, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
São automaticamente cedidos à Revista os direitos autorais sobre originais e traduções nela publicados. Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.