Dossiê Artes Africanas - Histórias, Perspectivas e Fluxos

Autores

  • Denise Dias Barros
  • Emi Koide
  • Lia Dias Laranjeira

Palavras-chave:

Artes africanas, Artes e diáspora africana, História da arte

Resumo

Este texto de introdução ao dossiê “Artes africanas - histórias, perspectivas e fluxos” propõe uma reflexão sobre a complexidade e diversidade das artes em contextos africanos e diaspóricos consideradas, sobretudo, em perspectivas a partir do Brasil. A própria ideia de “arte africana” constitui parte do debate. O entrelaçamento de questões históricas, políticas, antropológicas, filosóficas e estéticas, bem como a multiplicidade das linguagens artísticas - artes visuais, música, artes do corpo e da cena, são abordados nos trabalhos publicados no dossiê.

Biografia do Autor

Denise Dias Barros

Docente e orientadora no Programa de pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo onde se dedica às reflexões sobre História da Arte Africana. Foi uma das fundadoras da Casa das Áfricas em 2003. Desde 2010, tem realizado estudos sobre poéticas e linguagens expressivas no contemporâneo, notadamente em contextos do oeste e o norte da África com estudos de campo no Mali, Marrocos e Egito, considerando, principalmente, dinâmicas de significação de culturas expressivas em territorialidades dogon, tamacheque e suas diásporas.

Emi Koide

Professora adjunta do curso de Artes Visuais e do Mestrado Profissional em História da África, Diáspora e Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisadora sênior associada do Programa Geopolitcs and the Arts of Africa do Departamento de Belas Artes da Rhodes University (África do Sul). Coordena desde 2017 o grupo de pesquisa e extensão Áfricas nas Artes.

Lia Dias Laranjeira

Professora da cadeira de Artes Africanas e Afro-Brasileiras no Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab/Campus dos Malês) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/Ufba). Co-coordena o Djumbai-Grupo de Pesquisa em Artes e Patrimônio Cultural Africanos e Afrodiaspórico.

Referências

BARATA. Mário. Arte negra. Revista da Semana, Rio de Janeiro, v. 34, p. 16-17, 17 maio de 1941.

CONDURU, R. África, Brasil e arte – persistentes desafios. ARS (São Paulo), 2021, 19(42), 315-358. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.187482

DIAGNE, Souleymane Bachir. Decolonizing the History of Philosophy. In: Anton Wilhelm 2017, Amo Lecture, University of Hale. Hale, 53 min.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UyBohqmP_Q4

PEFFER, John, The Diaspora as Object, In FARELL, L (ed.) Looking Both Ways. Art of the Contemporary African Diaspora, New York: Museum for African Art, 2003.

PEFFER John, « La diaspora des images de l'Afrique », Multitudes, 2013/2 (n° 53), p. 47-58. DOI:

3917/mult.053.0047. URL: https://www.cairn.info/revue-multitudes-2013-2-page-47.htm

RODRIGUES, Raimundo Nina. As bellas-artes dos colonos pretos do Brasil – a esculptura, Kosmos, Revista Artistica, Scientifica e Literaria, Rio de Janeiro, ano I, n. 8, p. 11-16, agosto 1904.

RAMOS, Artur. Arte negra no Brasil. Cultura, Rio de Janeiro, Serviço de Documentação do Ministério da Educação e Saúde, n. 2, p. 189 - 212, jan./abr. 1949.

SARR, Felwine. Afrotopia, Paris: Philippe Rey, 2016.

Downloads

Publicado

2023-09-09

Edição

Seção

Apresentação