AS “SITUAÇÕES” GRÁFICAS DE ANNA BELLA GEIGER E O LIVRE JOGO DAS TRANSFIGURAÇÕES / Anna Bella Geiger's “situations”: the free play of transfiguration
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n41.17Resumo
O corpo, o lugar, o imaginário constituem três núcleos de interrogações na prática artística de Anna Bella Geiger cujo gesto crítico consiste em salientar as passagens e imperfeições nos sistemas de representação, desestabilizando esquemas simbólicos em prol das imagens e suas transformações. Os três núcleos não formam polos estanques ou fases. Interpenetram-se, comunicam-se, contaminam-se por força das passagens, da circulação, da transmissão que corrói as formas e as aparências, quer camuflando, esquecendo ou substituindo representações, quer cruzando as fronteiras dos enquadramentos, das convenções, dos esquemas normativos. As “situações” de Anna Bella Geiger ajudam a compreender outra modalidade da participação do espectador.
Palavras-chave: O corpo na arte; Cartografias artísticas; Arte contemporânea.
Abstract
The body, the place, the imaginary constitute three cores of interrogations in the artistic practice of Anna Bella Geiger whose critical gesture consists of highlighting passages and imperfections in the systems of representation, destabilizing symbolic schemes in favor of images and their transformations. The three cores do not form watertight poles or phases. They interpenetrate, communicate, become contaminated by means of passages, circulation, transmission that erodes shapes and appearances, whether by camouflaging, forgetting or replacing representations, or by crossing boundaries of framings, conventions or normative schemes. Anna Bella Geiger’s “situations” helps us understand another modality of the spectator’s participation.
Keywords: The body in art; Artistic cartography; Contemporary art.
Referências
DOCTORS, Márcio. A emergência da imagem. In: NAVAS, Adolfo Motejo (org.). Anna Bella Geiger: territórios, passagens, situações. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Anima Produções Culturais, 2007. p. 174-175.
GEIGER, Anna Bella. Poéticas da artista. In: NAVAS, Adolfo Motejo (org.). Anna Bella Geiger: territórios, passagens, situações. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Anima Produções Culturais, 2007b. p. 135.
JAREMTCHUK, Dária. Anna Bella Geiger: passagens conceituais. São Paulo/ Belo Horizonte: Editora da Universidade de São Paulo/C/Arte, 2007.
MATESCO, Viviane. Em torno do corpo. Niterói: PPGCA, 2016.
MORAIS, Frederico. Artes plásticas: a crise da hora atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
NAVAS, Adolfo Motejo. Uma poética em arquipélago (aproximações). In: NAVAS, Adolfo Motejo (org.). Anna Bella Geiger: territórios, passagens,
situações. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Anima Produções Culturais, 2007. p. 16-42.
OITICICA, Hélio et al. Hélio Oiticica. Rotterdam/Rio de Janeiro: Witte de With, 1992 (Catálogo).
PEDROSA. Mário. Anna Bella Geiger. In: NAVAS, Adolfo Motejo (org.). Anna Bella Geiger: territórios, passagens, situações. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Anima Produções Culturais, 2007. p. 155.
SARTRE, Jean-Paul. L’imaginaire: psychologie phénoménologique de l’imagination. Paris: Gallimard, 1948.
STELLA, Frank. JUDD, Donald. Questões para Stella e Judd. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 122-138.
TIBERGHIEN, Gilles A. Finis Terrae: imaginaries et imaginations cartographiques. Paris: Bayard, 2007.
VERHAGEN, Erik. La phtographie conceptuelle: paradoxe, contradictions et imporssibilité. Études photographiques (en ligne), n. 22, septembre 2008. Disponível em: https://journals. openedition.org/etudesphotographiques/1008. Acesso em 25 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).