O dispositivo estético-político em Inside/Out the people's art project
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n37.19133Resumo
O presente ensaio se propõe a anlisar o projeto Inside/Out project do artista francês JR enquanto um dispositivo propositor de ações estético-políticas, isto é, de uma arte sem artista, onde o que está em jogo é a realização de um dispositivo que interfira nos modos de produção e circulação das imagens de si.Referências
BENJAMIN, W. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. IN: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
COLETIVO 28 DE MAIO. “O que é uma ação estético-política”. In: Vazantes n.01. Fortaleza, 2017. http://www.periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/20463. Acesso em: 30/07/2018
DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005.
_________. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2007.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, v. II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
_________. “Á propos de la généalogie de l'étique: un aperçu du travial en cours”. IN: Dits et écrits (1980-1988), IV, Paris: Gallimard, 1994, 609-631.
MESQUITA, André. Insurgências Poéticas: arte ativista e ação coletiva. São Paulo: Annablume, 2011.
RANCIERE, J. A partilha do Sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).