Centro Brasileiro de Crítica de Arte - CBCA
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n28.p106%20-%20121Resumo
Este dossiê reúne pela primeira vez textos sobre a criação do Centro Brasileiro de Crítica de Arte a partir de uma dissidência da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Aqui estão algumas das matérias publicadas em 1972, revelando a discussão que se seguiu na imprensa a partir dessa cisão. De um lado, os integrantes da ABCA – José Roberto Teixeira Leite, Walmir Ayala e Antonio Bento – do outro, integrantes do CBCA – Frederico Morais, Roberto Pontual, Mario Barata e Waldemar Cordeiro. O Centro Brasileiro da Crítica de Arte teve vida curta e, apesar de contribuir para as discussões que se instalaram desde 1967 sobre o papel da crítica de arte no Brasil, acabou não promovendo ações efetivas.
Downloads
Publicado
01-10-2018
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).