Deborah Engel - alegorias, maneiras de ver, por uma teoria da imagem
Resumo
os trabalhos resultantes da investigação de Deborah engel remetem justamente a aspectos da reflexão de Marie-José Mondzain acerca da imagem e de seu estatuto na atualidade. Para a filósofa francesa, a imagem é lugar de encontro, “em que o olhar deve encontrar hospitalidade para o pensamento e não repouso para o olhar”. De fato, diante das imagens propostas por Engel, antes do exercício do pensamento, somos tomados, rapidamente, pelo estado de entre dois – aquele momento em que o sentido ainda não acontece e em que a sensação se instala e interroga, provoca e conjuga estranhamento, incômodo e desejo –, estado bastante característico na recepção de trabalhos contemporâneos, que reviram, vasculham, desconstroem e transformam referências visuais, estéticas, culturais, sociais.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).