O que não é de ninguém

Autores

  • Leonardo Ventapane P. de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n36.20768

Resumo

O texto tangencia questões da fotografia, da imagem em movimento, da pintura e da escultura, e aborda o gesto criador contemporâneo pelo viés da inadequação, do duplo, do encantamento e do risco. Aqui, estes temas se interpenetram e em meio a suas imagens rondam os desejos de impessoalidade e de não-pertencimento.

Biografia do Autor

Leonardo Ventapane P. de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

professor do programa de pós-graduação em artes visuais da escola de belas artes da ufrj pela linha de poéticas interdisciplinares, professor do programa de pós-graduação em design e do curso de comunicação visual design da mesma instituição.

Referências

ORTIZ, B. Texto do artista em postal de divulgação da 30ª Bienal de São Paulo.

WITTGENSTEIN, L. Trecho de "Tractatus Logico-Philosophicus" in Failure — (Whitechapel, documents of contemporary art) / ed. Lisa Le Feuvre. Londres: White Chapel e The MIT Press , 2010. p.225

BONDÍA. J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. [online]. 2002, n.19, pp.20-28.

DELEUZE, G. Carta-resposta in MARTIN, J-C. La philosophie de Gilles Deleuze. Paris: Petite Bibliothèque Payot, 2005.

SYLVESTER, D. Entrevistas com Francis Bacon. Trad. Maria Teresa Resende Costa. 2ª edição, São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 38.

Renata Nassur, pintora. Participou da edição 2018 da exposição NOVÍSSIMOS, da galeria IBEU. Os trabalhos podem ser vistos em @renassur.

GROYS, B. "How to do time with art." in Francis Alÿs: a story of deception. ed. Mark Godfrey, Klaus Peter Biesenbach, e Kerryn Greenberg . New York: MOMA, 2010. pp. 190-192.

Filme. O grande êxtase do entalhador Steiner (1974), de Werner Herzog.

OWENS, C. Photography "en abyme" in October, vol. 5, Photography (The MIT Press, Summer, 1978), pp. 73-88. [online] http://www.jstor.org/stable/778646.

. ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. - Biblioteca Luso-brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.p. 343 / versão online em http://stoa.usp.br/carloshgn/files/-1/20292/GrandeSertoVeredasGuimaresRosa.pdf

Este era o título da apresentação de Houdini, na qual era amarrado a correntes e cadeados e submerso em água em um grande tanque de vidro. Sua esposa e assistente de palco, Bess Houdini, estava autorizada a quebrar o tanque depois de 3 minutos, caso Houdini não conseguisse se soltar. Foi se apresentando na Chinese Water Torture Cell que o mágico morreu, em 31 de outubro de 1926.

RODIN, A. L'art; entretiens réunis par Paul Gsell. Paris: Ed. Bernard Grasset, 1911. / versão online em https://archive.org/details/lartentretiensr00rodiuoft

MERLEAU-PONTY, M. Textos Selecionados / seleção Marilena de Souza Chauí; tradução e notas Marilena de Souza Chauí, Pedro de Souza Moraes. – São Paulo: Nova Cultural, 1989. – (Os pensadores). p.69.

Título da exposição de Isabela Roriz, na galeria ALINALICE, Rio de Janeiro, em maio de 2018.

Expressão utilizada pela artista em seu texto de apresentação, por ocasião da mesma exposição.

Artur Ávila, matemático brasileiro, ganhador da medalha Fields, comparável ao Prêmio Nobel em sua área, em 2014. Entrevista concedida ao jornalista Roberto D'Ávila / online http://g1.globo.com/globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/roberto-davila-entrevista-o-premiado-matematico-brasileiro-artur-avila/5556582/

AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. p.22.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Edição

Seção

Artigos