O que não é de ninguém
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n36.20768Resumo
O texto tangencia questões da fotografia, da imagem em movimento, da pintura e da escultura, e aborda o gesto criador contemporâneo pelo viés da inadequação, do duplo, do encantamento e do risco. Aqui, estes temas se interpenetram e em meio a suas imagens rondam os desejos de impessoalidade e de não-pertencimento.
Referências
ORTIZ, B. Texto do artista em postal de divulgação da 30ª Bienal de São Paulo.
WITTGENSTEIN, L. Trecho de "Tractatus Logico-Philosophicus" in Failure — (Whitechapel, documents of contemporary art) / ed. Lisa Le Feuvre. Londres: White Chapel e The MIT Press , 2010. p.225
BONDÍA. J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. [online]. 2002, n.19, pp.20-28.
DELEUZE, G. Carta-resposta in MARTIN, J-C. La philosophie de Gilles Deleuze. Paris: Petite Bibliothèque Payot, 2005.
SYLVESTER, D. Entrevistas com Francis Bacon. Trad. Maria Teresa Resende Costa. 2ª edição, São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 38.
Renata Nassur, pintora. Participou da edição 2018 da exposição NOVÍSSIMOS, da galeria IBEU. Os trabalhos podem ser vistos em @renassur.
GROYS, B. "How to do time with art." in Francis Alÿs: a story of deception. ed. Mark Godfrey, Klaus Peter Biesenbach, e Kerryn Greenberg . New York: MOMA, 2010. pp. 190-192.
Filme. O grande êxtase do entalhador Steiner (1974), de Werner Herzog.
OWENS, C. Photography "en abyme" in October, vol. 5, Photography (The MIT Press, Summer, 1978), pp. 73-88. [online] http://www.jstor.org/stable/778646.
. ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. - Biblioteca Luso-brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.p. 343 / versão online em http://stoa.usp.br/carloshgn/files/-1/20292/GrandeSertoVeredasGuimaresRosa.pdf
Este era o título da apresentação de Houdini, na qual era amarrado a correntes e cadeados e submerso em água em um grande tanque de vidro. Sua esposa e assistente de palco, Bess Houdini, estava autorizada a quebrar o tanque depois de 3 minutos, caso Houdini não conseguisse se soltar. Foi se apresentando na Chinese Water Torture Cell que o mágico morreu, em 31 de outubro de 1926.
RODIN, A. L'art; entretiens réunis par Paul Gsell. Paris: Ed. Bernard Grasset, 1911. / versão online em https://archive.org/details/lartentretiensr00rodiuoft
MERLEAU-PONTY, M. Textos Selecionados / seleção Marilena de Souza Chauí; tradução e notas Marilena de Souza Chauí, Pedro de Souza Moraes. – São Paulo: Nova Cultural, 1989. – (Os pensadores). p.69.
Título da exposição de Isabela Roriz, na galeria ALINALICE, Rio de Janeiro, em maio de 2018.
Expressão utilizada pela artista em seu texto de apresentação, por ocasião da mesma exposição.
Artur Ávila, matemático brasileiro, ganhador da medalha Fields, comparável ao Prêmio Nobel em sua área, em 2014. Entrevista concedida ao jornalista Roberto D'Ávila / online http://g1.globo.com/globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/roberto-davila-entrevista-o-premiado-matematico-brasileiro-artur-avila/5556582/
AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. p.22.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).