Imagens em transformação: produção audiovisual e memória Guarani.
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n38.22316Resumo
No contexto fenomenológico da produção audiovisual Guarani Mbya, este artigo versa sobre a incorporação do registro por imagem em uma cultura tradicionalmente oral. Ao explicitar as diferenças geracionais nos processos de memória através da performance em vídeo, realiza um estudo etnográfico acerca da difusão online e das mobilizações cosmopolíticas dessa prática.Referências
ABAETÉ. In Ayu Boatxaa. Abaeté, 2018. (3m30s) Disponível em: . Acesso em 16 dez 2018.
BRASIL, André. Mise-en-abyme da cultura: a exposição do “antecampo” em Pi’õnhitsi e Mokoi Tekoá Petei Jeguatá. Significação: São Paulo, v. 40, n. 40, p. 245-267, dez. 2013.
CICCARONE, Celeste. Um povo que caminha: notas sobre movimentações territoriais guarani em tempos históricos e neocoloniais. Vitória: Dimensões, v.26, p.136-151, 2011.
LIENHARDT, Godofrey. Divinity and Experience. Oxford University Press: Oxford, 1978.
FAUSTO, Carlos. Mil años de transformación. La cultura de la tradición entre los kuikuro del Alto Xingu. Por donde hay soplo: estudios amazónicos em los países andinos. Lima: IFEA-CAAP-PUCP, p. 185-216, 2011.
FERRAZ, Ana Lucia. Imagem, visão e cosmovisão entre os Guarani. Rio Grande do Norte: Vivência Revista de Antropologia, v. 50, 2017.
MAHMOOD, Saba. Teoria feminista, agência e sujeito libertatório: algumas reflexões sobre o revivalismo Islâmico no Egipto. Lisboa: Revista Etnográfica, v. 10. 2006.
TURNER, Terence. Imagens desafiantes: a apropriação Kaiapó do vídeo. São Paulo: Revista de Antropologia, v.36, p. 81-121,1993.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Rio de Janeiro: Revista Mana, 1996.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).