A "PERDA DE SI" NA DESCOLONIZAÇÃO DO PROCESSO CONTEMPORÂNEO DE PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA / The “loss of self” in the decolonization of the contemporary process of photographic production
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n40.10Resumo
Resumo
No presente artigo desenvolve-se uma reflexão em torno dos processos de produção na fotografia contemporânea a partir da noção de "perda de si" enquanto conceito central da relação com a alteridade e da construção de narrativas não violentas de representação do Outro. Propõe-se aqui que o atravessamento da intencionalidade da "perda de si" em processos fotográficos que envolvem a alteridade trata-se de um deslocamento, de uma disponibilidade de abertura ao Outro e de desconstrução de si que seria capaz de reconfigurar relações potencialmente exploratórias.
Palavras-chave: Perda; Descolonização; Fotografia; Alteridade; Metodologia.
Abstract
This article aims to combine reflections on contemporary photography with the concept of "loss of self". The crossing of the intentionality of "loss of self" in a photographic process that involves otherness is a displacement, an availability of openness to the Other that would be able to reconfigure potentially exploratory relationships. It is therefore part of this research to rethink the use of photography based on the notion of "loss of self" as a central concept of the relationship with otherness and the construction of non-violent narratives representing the Other.
Keywords: Loss; Decolonization; Photography; Othernes; Methodology.
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