MATULA CHEIA DE VOZ: A VORACIDADE VOCAL DE GRACE PASSÔ EM VAGA CARNE / A carrier bag full of voice: Grace Passô’s vocal voracity in Dazed Flesh

Autores

  • Maria de Abreu Altberg

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n41.5

Resumo

No filme Vaga carne (2019), dirigido (em parceria com Ricardo Alves Jr.) e protagonizado por Grace Passô, acompanhamos a jornada de uma voz que tem o poder de transitar por diferentes matérias. Novos e inesperados afetos são conhecidos quando a voz se vê presa a determinado corpo feminino e passa a ser submetida às implicações sociais de encarnar essa identidade. A partir da narrativa do filme, e em diálogo com teóricas como Ursula K. Le Guin, Anne Carson e Adriana Cavarero, o trabalho propõe pensar a afirmação de vozes plurais como enfrentamento poético a silenciamentos históricos.

Palavras-chave: Voz; Grace Passô; Vaga carne; Palavra; Corpo.

 

Abstract

In the film Dazed Flesh (2019), directed by Grace Passô and Ricardo Alves Jr., and starring Passô, we follow the journey of a voice that has the power to transit through different substances. Unexpected new affections appear when this voice finds itself attached to a certain female body and becomes subjected to the social implications of embodying this identity. Based on the narrative of the film, and in dialogue with theorists such as Ursula K. Le Guin, Anne Carson and Adriana Cavarero, we propose to think about the affirmation of plural voices as a poetic confrontation with historical silences.

Keywords: Voice; Grace Passô; Dazed Flesh; Word; Body.

Referências

BERGAMASCHI, Bárbara. Vasta Carne. Beira, 24 de janeiro de 2019. Disponível em: https://medium.com/revista-beira/vasta-carne-ceca0dc32fe9. Acesso em 5 dez. 2020.

CARSON, Anne. O gênero do som. Serrote. Rio de Janeiro, n. 34, p. 114-136, 2020.

CARSON, Anne. Variations on the right to remain silent. A Public Space, n. 7, 2008.

CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Palestra proferida em Paris em 1987, transcrita e publicada em Folha de S. Paulo, 27 jun. 1999, Caderno Mais!, p. 4-5.

DINIZ, Cristiano (org.). Fico besta quando me entendem: entrevistas com Hilda Hilst. São Paulo: Globo, 2013.

ERBER, Laura Rabelo. A captura dos corpos falantes no cinema de Carl Th. Dreyer. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012.

GOMES, Juliano. A fartura da fratura. Cinética, 21 maio 2020. Disponível em: http://revistacinetica.com.br/nova/vaga-carne-juliano/. Acesso em 8 dez. 2020.

HARAWAY, Donna. Staying with the trouble: making kin in the Cthulhucene. Durham; London: Duke University Press, 2016.

KRENAK, Ailton. A humanidade que pensamos ser. In: KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LE GUIN, Ursula. The carrier bag theory of fiction. Introduced by Donna Haraway. London: Ignota Books, 2019.

LEMINSKI, Paulo. Forma é poder. In: LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. São Paulo: Unicamp, 2011.

MARTINS, Helena. Língua comum indecifrada: Grace Passô, Adília Lopes. Gragoatá, v. 25, n. 53, p. 972-992, set-dez. 2020.

PASSÔ, Grace. Vaga carne. Belo Horizonte: Javali, 2018.

PASSÔ, Grace; ALEIXO, Ricardo. Janelas abertas #9. Curadoria e organização de ALCURE, Adriana S. e FABIÃO, Elenora B. Série de encontros no canal do YouTube do Núcleo Experimental de Performance. Disponível em: https://youtu.be/rcFDfSpX6Ks. Acesso em 24 jun. 2020.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017.

Filmografia

KUBRIK, Stanley. 2001: uma odisseia no espaço. Estados Unidos/Reino Unido, 1968, 164 min.

PASSÔ, Grace. República, Brasil, 2020, 15 min.

PASSÔ, Grace; ALVES JR., Ricardo. Vaga carne. Brasil, 2019, 45 min.

VICENTE, Juliana. Afronta!. Brasil, 2017, 15 min.

Downloads

Publicado

24-07-2021