A ARTE DO BRASIL / The art of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n42.12Resumo
Arte brasileira é já uma alcunha consagrada. Tal chave interpretativa, se não é mote declarado de inúmeros discursos, tampouco se furta de amplamente permear em subterrâneo muitas das abordagens. Este texto propõe explorar, em alguma medida, o parecimento da concepção e seus desdobramentos em nossa tradição crítico-historiográfica.
Palavras-chave
Arte brasileira. Historiografia da arte. Crítica de arte.
Abstract
Brazilian art is an established concept. As such, the idea – understood as an interpretative key – is not only a motto explicitly repeated in uncounted speeches, neither is it far from being largely permeating many theoretical approaches. This paper explores the appearance of Brazilian art as a concept and its consequences in our critical-historiographical tradition.
Keywords:
Brazilian art. Art historiography. Art criticism.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).