A PARTIR DA MARGEM / From the margin
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n42.p89%20-%20108Resumo
A autora discute o legado da arte brasileira contemporânea enquanto produção que se faz a partir da margem e advoga uma pluralidade de tendências dentro do que se compreende como arte brasileira, em contraposição à busca de uma identidade capaz de reunir e agrupar nossa produção com base em certos aspectos comuns. Utilizando A outra margem do Ocidente como metáfora da densidade da arte atual, Glória Ferreira indica que esta se perfaz no diálogo com a tradição cultural brasileira, particularmente sua tradição moderna e contemporânea e com as transformações de linguagem da arte internacional. Ou seja, enquanto parte da arte, e não um capítulo à parte. Texto datilografado. Sem referência. c. 1999. Inédito.
Palavras-chave:
Identidade. Arte brasileira contemporânea. Diversidade. Margem.
Abstract
In the article, the author discusses the legacy of contemporary Brazilian art as a production that works from the margin and advocates plurality of trends within what is understood as Brazilian art, as opposed to seeking an identity capable of bringing together and grouping our production based on certain common aspects. Using The other margin of the West as a metaphor for the density of current art, the author indicates that this is completed in the dialogue with the Brazilian cultural tradition, particularly its modern and contemporary tradition and with the language transformations of international art. In other words, as part of Art, and not a separate chapter. Typescript. No reference. c. 1999. Unpublished.
Keywords:
Identity. Contemporary Brazilian art. Diversity. Margin.
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