Reflexões sobre ‘pesquisas’ de doutorado em artes visuais
Resumo
O autor traça um paralelo entre as pesquisas artística e científica ao tratar dos programas de doutorado em artes visuais para artistas atuantes. Burgin questiona o modelo conflitante e paradoxal a partir do qual se estrutura e conduz a investigação científica em arte nas instituições acadêmicas. Oferece ainda uma perspectiva crítica das relações entre a prática e a escrita nos programas que conjugam as duas atividades, identificando uma tipologia de seus candidatos e propondo três tipos distintos de “nível terminal” em artes visuais. Antes, porém, uma nota do tradutor o apresenta.
Downloads
Publicado
02-02-2022
Edição
Seção
Temáticas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).