O pêndulo do sentido: distâncias indiciais e oscilações alegóricas
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n8.4Resumo
O artigo analisa as estratégias de sobrevivência e autodefinição da arte em seu espaço específico nas situações moderna e contemporônea, tendo como referências principais o quadro histórico-cultural proposto por Vilém Flusser na perspectiva da inversão paradigmátlca operada pela invenção da fotografia e da decorrente perda da aura apontada por Walter Benjamin, além do gesto fundador representado pelo ready made duchampiano. Na sequência são expostos dois momentos da produção prática recence do autor, situada no horizonte teórico delineado por tais questões.Downloads
Publicado
15-09-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).