Propósito experimental
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n8.13Resumo
Mais de quarenta anos após ter recebido o Prêmio Internacional de Escultura da IV Bienal de São Paulo, em 1957, a obra de Jorge de Oteiza ainda é conhecida de poucos, tanto aqui como internacionalmente. Oteiza, que nasceu em Orio, no País Basco, em 1908, ocupa uma posição de extrema singularidade no quadro das correntes construtivas do pós-guerra. Heterodoxa, postulando uma metafísica estranha à estrita racionalidade geométrica, a obra de Oteiza é um dos marcos da escultura moderna. Essa singularidade fronteia questões também abordadas pelo neoconcretismo - o problema do vazio na escultura, entre outros -, com o qual teve contato, em especial por intermédio de Franz Weissman, de quem se tornou amigo. Arte & Ensaios publica neste número o texto Propósito experimental, escrito pelo artista especificamente para sua participação na IV Bienal, em que Oteiza expõe de formo veemente, filosófico e dramático suas ideias e conceitos sobre a escultura, que, logo após, em 1959, abandonaria.
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