Expanded Body: Variations V e a conversão das artes na era eletrônica
Resumo
A autora analisa a exploração simultânea de várias mídias - visuais, sonoras, textuais, eletrônicas, entre outras - na peça Variations V, realizada por John Cage em 1965. Discute a proposição de um novo diálogo entre as artes e seus processos, que responde a um só tempo à concepção de totalidade do Gesamtkunstwerk (obra de arte total), ao vínculo moderno entre projeto e criação e ainda às teorias de Marshall McLuhan acerca da relação entre o sujeito e as novas tecnologias na sociedade atual.
Downloads
Publicado
10-02-2022
Edição
Seção
Tradução
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).