Por um último Ring-Gespräch
Resumo
Estas declarações foram coletadas, em parte, durante um encontro na casa de Heinz Baumüller em Düsseldorf, em janeiro de 1987. A conversa discorreu em francês e alemão. Quando chegou a vez de Heinz, ele mesmo propôs escrever sobre o assunto. Klaus Rinke morou em Reims, na França, de 1960 a 1964, e ali realizou suas primeiras obras; muitas delas ainda permanecem na cidade, em mãos de colecionadores locais. Eu o havia convidado a voltar a esses lugares e à exposição que reuniu seus primeiros desenhos e obras recentes, inaugurada no Palais de Tau em 1986. Quando solicitei seu testemunho sobre Beuys e sua relação com a Academia de Düsseldorf para o número especial da Artstudio, propus que tanto Heinz Baumüller, seu ex-aluno, quanto Johannes Stüttgen se juntassem a nós. Após a morte de Beuys, Johannes Stüttgen, que fora seu secretário desde 1966, convocou à Academia de Düsseldorf Klaus Rinke e ex-alunos de Beuys para o último Ring-Gespräch. Cada um deles deveria entrar no círculo e dizer o que Beuys lhe havia doado pessoalmente. Aqui se reconstitui, mais uma vez, esse círculo ritual e simbólico onde Beuys nos aparece, ainda presente. Catherine Bompuis, julho de 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).