Introdução à leitura de Winckelmann
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n19.p144%20-%20161Resumo
Por que Winckelmann, nos pergunta Gerd Bornheim, em sua percuciente apresentação daquele que fincou as bases de um novo classicismo europeu. Apaixonado pela Hélade, Winckelmann, não é exagero afirmar, pavimentou os caminhos de uma nova sensibilidade, mais precisamente, lançou uma nova compreensão do fenômeno grego – mostrou-nos a Grécia serena e olímpica, plena, como ele mesmo afirmou, de “simplicidade nobre e grandeza tranquila”. Sem Winckelmann, Bornheim argutamente observa, não teríamos a consagrada interpretação de Nietzsche. Com ele, adquirimos a primeira ideia que modernamente temos da Grécia. O grande teórico alemão, assegura o brasileiro, nos ensinou a amar a Grécia. Bornheim, por sua vez, nos revelou a necessidade de jamais nos esquecermos de nosso compromisso moral com o Homem e seus valores. Em tempo de cacofonia ideológica, esterilidade de ideias e oportunismo de toda ordem, não é pouca coisa. É, de fato, uma rica herança. (Francisco Lima)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).