Quando a forma se transformou em atitude - e além
Resumo
O texto, apresentado em uma conferência na universidade de Southampton, Inglaterra, em 1994, investiga as mudanças de paradigma no ensino das escolas de arte da Europa e América. Em busca de um modelo de ensino diferenciado (ou em busca de uma saída para a crise nas escolas de arte), Thierry de Duve esboça uma caricatura do tradicional modelo acadêmico e de sua tríade, "talento-métier-imitação", em oposição ao modelo modernista da Bauhaus, "criatividade-meio-invenção" - ambos obsoletos. O modelo paradigmático pós-moderno estaria apoiado numa terceira tríade de noções, "atitude-prática-desconstrução", que, segundo de Duve, representaria um sintoma negativo de uma transição histórica cuja positividade não é nítida ainda e que é estéril para o ensino da arte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).