O arquivo e a busca de visibilidade: pinturas de “gênero histórico” nos álbuns fotográficos dos Salões de Paris
Resumo
A partir de registros encontrados sobre a aquisição de obras do pintor Biard (1799- 1882) pelo Estado francês e de fotografias dos chamados “álbuns dos Salões”, abordam-se questões relacionadas aos modos de visibilidade da produção de arte do século 19 e aspectos da contaminação entre as categorias da pintura de história e da pintura de gênero.
Downloads
Publicado
17-04-2022
Edição
Seção
Colaborações
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).