Espaço Arte Brasileira Contemporânea – ABC / Funarte
Resumo
Este dossiê apresenta um recorte consubstancial das ações e questões referentes ao Espaço ABC – Funarte (1980-1984), através de uma cronologia de atividades, trechos de textos institucionais, reportagens de época e, por fim, uma entrevista realizada com seu idealizador, o crítico Paulo Sergio Duarte. Como adendo, na seção Reedição, incluímos a transcrição da palestra o filósofo José Arthur Giannotti, ocorrida no Espaço ABC, seguida de debate, objetivando explicitar, através de um caso particular, a dimensão crítica que perpassava o programa como um todo. Nesse processo foi importante a consulta de documentação junto ao Cedoc da Funarte e, principalmente, do arquivo pessoal de Glória Ferreira, que fez parte do projeto. É o momento também para agradecer a contribuição de Paulo Sergio Duarte, bem como o profícuo diálogo com Inês de Araújo e Glória Ferreira, esta última, presente durante todo o planejamento, elaboração e finalização deste trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).