Aproximações entre a “atividade fenomenológica” de Gilda de Mello e Souzae o “método” de Aby Warburg / Approximations between the “phenomenological activity” of Gilda de Mello e Souza and the “method” of Aby Warburg
Resumo
Neste ensaio sugerimos que a análise iconológica desempenhada por Gilda deMello e Souza (1919-2005), a qual privilegia os objetos particulares e a valorização dos detalhes, se aproxima da de Aby Warburg (1866-1929), consideradas as devidas distâncias e relativizações. Argumentamos que, em oposição à análise estritamente formalista das imagens, ambos os intelectuais apontam em suas análises para um resgate da vida social a fim de compreender a arte, há muito preconizada pelo historiador da arte suíço Jacob Burckhardt (1818-1897).
Palavras-chave: Gilda de Mello e Souza. Aby Warburg. Iconologia.
Abstract
In this essay, we suggest that the iconological analysis performed by Gilda de Mello e Souza (1919-2005), which privileges particular objects and the appreciation of details, approaches that of Aby Warburg (1866-1929), considering the deserved distances and relativizations. We argue that, in opposition to the strictly formalist analysis of images, both intellectuals point in their analysis to a rescue of social life for the understanding of art, long as advocated by the Swiss art historian Jacob Burckhardt (1818-1897).
Keywords: Gilda de Mello e Souza. Aby Warburg. Iconology.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.37235/ae.n43.3
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