A APROPRIAÇÃO, PASTEURIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA PRECARIEDADE ANALÓGICA PELA INDÚSTRIA DA FOTOGRAFIA DIGITAL / The appropriation, pasteurization and mercantilization of analogue precariety by the digital photography industry

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n40.11

Resumo

Proponho uma reflexão sobre como câmeras de baixa fidelidade contribuem para subversão da fotografia tradicional e para a consolidação de uma estética caracterizada por ruídos e falhas, denominada estética da precariedade. Abordo ainda a apropriação, padronização e mercantilização da estética da precariedade pela indústria fotográfica digital, por meio de aplicativos de edição de imagens e redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos.

Palavras-chave: Estética da precariedade; Fotografia de baixa fidelidade; Fotografia analógica; Fotografia digital; Indústria fotográfica.

Abstract

I propose a reflection on how low-fidelity cameras contribute to the subversion of traditional photography and to the consolidation of an aesthetic characterized by noise and flaws, called precariousness aesthetics. I also address the appropriation, standardization and commercialization of the precariousness aesthetic by the digital photographic industry, through image editing apps and photo and video sharing social networking services.

Keywords: Precariousness aesthetics; Low fidelity photography; Analog photography; Digital photography, Photographic industry.

Biografia do Autor

Paula Davies Rezende

Paula Davies Rezende é formada em Audiovisual pela ECA/USP, e mestra em Estética e História da Arte pelo MAC/USP. Pesquisa sobre a agência de elementos não-humanos na produção artística. Este texto é parte de sua dissertação de mestrado Estética da precariedade: a agência dos equipamentos técnicos na fotografia de Miroslav Tichý.

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Publicado

02-12-2020