A APROPRIAÇÃO, PASTEURIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA PRECARIEDADE ANALÓGICA PELA INDÚSTRIA DA FOTOGRAFIA DIGITAL / The appropriation, pasteurization and mercantilization of analogue precariety by the digital photography industry

Paula Davies Rezende

Resumo


Proponho uma reflexão sobre como câmeras de baixa fidelidade contribuem para subversão da fotografia tradicional e para a consolidação de uma estética caracterizada por ruídos e falhas, denominada estética da precariedade. Abordo ainda a apropriação, padronização e mercantilização da estética da precariedade pela indústria fotográfica digital, por meio de aplicativos de edição de imagens e redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos.

Palavras-chave: Estética da precariedade; Fotografia de baixa fidelidade; Fotografia analógica; Fotografia digital; Indústria fotográfica.

Abstract

I propose a reflection on how low-fidelity cameras contribute to the subversion of traditional photography and to the consolidation of an aesthetic characterized by noise and flaws, called precariousness aesthetics. I also address the appropriation, standardization and commercialization of the precariousness aesthetic by the digital photographic industry, through image editing apps and photo and video sharing social networking services.

Keywords: Precariousness aesthetics; Low fidelity photography; Analog photography; Digital photography, Photographic industry.


Texto completo:

PDF

Referências


Barthes, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

Beiguelman, Giselle. Reinventar o futuro é preciso. In: Magalhães, Ana Gonçalves; Beiguelman, Giselle (org). Futuros Possíveis: arte, museus e arquivos digitais. Editora Peiró-polis LTDA, 2014.

Benjamin, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: _____. Magia e técnica, arte e política, v. 1. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.

Dubois, Philippe. Máquinas de imagens: uma questão de linha geral. In: _____. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

Flores, Laura González. Fotografia e pintura: dois meios diferentes. Tradução Danilo Vilela Bandeira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

Flusser, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

Flusser, Vilém. O universo das imagens técnicas elogio da superficialidade. São Paulo: An-nablume, 2009.

Greenberg, Clement. Arte e cultura. Tradução Otacilio Nunes. São Paulo, Atica, 1996.

Menkman, Rosa. The glitch moment(um). Amsterdam: Institute of Network Cultures, 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 ago 2016.

Pitkin, Hanna Fenichel. Representação: palavras, instituições e idéias. Lua Nova, São Paulo , n. 67, p. 15-47, 2006. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2015.

Steyerl, Hito. In defense of the poor image. e-flux journal, v. 10, n. 11, 2009.




DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n40.11

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 
 Revista arte e ensaios

e-ISSN: 2448-3