A APROPRIAÇÃO, PASTEURIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA PRECARIEDADE ANALÓGICA PELA INDÚSTRIA DA FOTOGRAFIA DIGITAL / The appropriation, pasteurization and mercantilization of analogue precariety by the digital photography industry
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n40.11Resumo
Proponho uma reflexão sobre como câmeras de baixa fidelidade contribuem para subversão da fotografia tradicional e para a consolidação de uma estética caracterizada por ruídos e falhas, denominada estética da precariedade. Abordo ainda a apropriação, padronização e mercantilização da estética da precariedade pela indústria fotográfica digital, por meio de aplicativos de edição de imagens e redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos.
Palavras-chave: Estética da precariedade; Fotografia de baixa fidelidade; Fotografia analógica; Fotografia digital; Indústria fotográfica.
Abstract
I propose a reflection on how low-fidelity cameras contribute to the subversion of traditional photography and to the consolidation of an aesthetic characterized by noise and flaws, called precariousness aesthetics. I also address the appropriation, standardization and commercialization of the precariousness aesthetic by the digital photographic industry, through image editing apps and photo and video sharing social networking services.
Keywords: Precariousness aesthetics; Low fidelity photography; Analog photography; Digital photography, Photographic industry.
Referências
Barthes, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
Beiguelman, Giselle. Reinventar o futuro é preciso. In: Magalhães, Ana Gonçalves; Beiguelman, Giselle (org). Futuros Possíveis: arte, museus e arquivos digitais. Editora Peiró-polis LTDA, 2014.
Benjamin, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: _____. Magia e técnica, arte e política, v. 1. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
Dubois, Philippe. Máquinas de imagens: uma questão de linha geral. In: _____. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
Flores, Laura González. Fotografia e pintura: dois meios diferentes. Tradução Danilo Vilela Bandeira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
Flusser, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
Flusser, Vilém. O universo das imagens técnicas elogio da superficialidade. São Paulo: An-nablume, 2009.
Greenberg, Clement. Arte e cultura. Tradução Otacilio Nunes. São Paulo, Atica, 1996.
Menkman, Rosa. The glitch moment(um). Amsterdam: Institute of Network Cultures, 2011. Disponível em: <http://www.networkcultures.org/_uploads/NN#4_RosaMenkman.pdf>. Acesso em: 12 ago 2016.
Pitkin, Hanna Fenichel. Representação: palavras, instituições e idéias. Lua Nova, São Paulo , n. 67, p. 15-47, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452006000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 dez. 2015.
Steyerl, Hito. In defense of the poor image. e-flux journal, v. 10, n. 11, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).