O PAPEL DO MERCADO NA LEGITIMAÇÃO ARTÍSTICA E ALGUNS REFLEXOS PARA HISTÓRIAS DA ARTE EM CONSTRUÇÃO / The role of the market for artistic legitimation and some reflexes for art histories under construction

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n40.12

Resumo

O mundo contemporâneo apresenta uma série de desafios para o sistema da arte. Mudanças econômicas, sociais, culturais e organizacionais na década passada produziram um mercado global de arte cuja influência já atinge desde a produção artística à programação de importantes instituições. O número de museus privados cresce, enquanto instituições públicas não possuem verba para investir em novas aquisições para suas coleções. Nesse cenário, nos perguntamos: em 50 ou 100 anos, o que estará legitimado nas coleções institucionais referentes à atualidade? Onde estarão as obras mais significativas dos artistas brasileiros contemporâneos? Quem serão os artistas brasileiros mais reconhecidos? Quais critérios estéticos estão sendo legitimados através dos mecanismos dessa nova institucionalização no Brasil? Quais narrativas acompanharão a historicizacão da arte contemporânea brasileira? Que papel o mercado e os colecionadores privados têm desempenhado na definição de histórias da arte em construção?

Palavras-chave: Mercado de arte; Legitimação; Papel do colecionador; História da arte; Arte brasileira.

Abstract:

The contemporary world presents a series of challenges for the art system. Economic, social, cultural and organizational changes in the past decade have produced a global art market whose influence already reaches from artistic production to the programming of important institutions. The number of private museums grows, while public institutions do not have funds to invest in new acquisitions for their collections. In this scenario, we ask ourselves: in 50 or 100 years, what will be legitimized in the institutional collections for today? Where are the most significant works by contemporary Brazilian artists? Who will be the most recognized Brazilian artists? What aesthetic criteria are being legitimized through the mechanisms of this new institutionalization in Brazil? Which narratives will accompany the historicization of contemporary Brazilian art? What role have the market and private collectors been playing in shaping art histories under construction?

Keywords: Art market; Legitimation; Collector's role; Art history; Brazilian art.

Biografia do Autor

Bruna Fetter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Artes Visuais

Instituto de Artes

Referências

BELTING, H.; BUDDENSIEG, A.; WEIBEL, P. (eds.). The Global Contemporary and the Rise of New Art Worlds. Cambridge: MIT Press, 2013.

__________, P. As Regras da Arte. São Paulo: CIA. das Letras, [1995] 2010.

BRANDELLERO, A. Placing art in the global art market: status, practices and networks of Brazilian art galleries in a transnational cultural field. In: seminário internacional “The art market in a global perspective”, no Amsterdam Institute for Social Science Research (AISSR), Amsterdam, em 30 de janeiro de 2016.

HALPERIN, J. Almost one third of solo shows in US museums go to artists represented by five galleries. In: The Art Newspaper, 02/04/2015. Disponível em: < http://theartnewspaper.com/news/museums/almost-one-third-of-solo-shows-in-us-museums-go-to-artists-represented-by-five-galleries/ >. Acesso em 09 de outubro de 2016.

INSTITUTO FIGUEIREDO FERRAZ. Disponível em: < http://www.institutofigueiredoferraz.com.br/pt/#/institucional >. Acesso em: 09 de outubro de 2016.

INSTITUTO INHOTIM. Disponível em: < http://www.inhotim.org.br/inhotim/arte-contemporanea/ >. Acesso em: 09 de outubro de 2016.

LIND, M. Contemporary Art and Its Commercial Markets. In: LIND, M.; VELTHIUS, O. (org). Contemporary Art and Its Commercial Markets : A Report on Current Conditions and Future Scenarios. Sternberg Press, Tensta Konsthall, 2012.

LIPOVETSKY, G.; SEROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MARTI, S. Megaespaço de exposições criado por mexicano confirma onda de museus privados. In: Folha de São Paulo, 17/12/2013. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/12/1386311-megaespaco-de-exposicoes-criado-por-mexicano-confirma-onda-de-museus-privados.shtml >. Acesso em: 09 de outubro de 2016.

MESQUITA, I. Conversa entre os curadores. In: DUARTE, L.; PEDROSA, A. ABC-Arte Brasileira Contemporânea. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MET (Metropolitan Museum of Art). Disponível em: < http://www.metmuseum.org/press/news/2014/brodsky-curatorships-july-2014 >. Acesso em 09 de outubro de 2016.

MoMA (Museum of Modern Art). Disponível em: < http://post.at.moma.org/profiles/1001-luis-perez-oramas >. Acesso em 09 de outubro de 2016.

SIMON, J. Neomaterialism. Sternberg Press, 2013.

SP-ARTE. Disponível em: < http://www.sp-arte.com/a-feira/historico/2016/doacoes/ >. Acesso em 09 de outubro de 2016.

VELTHUIS, O. The contemporary art market between stasis and flux. In: LIND, M.; VELTHIUS, O. (org). Contemporary Art and Its Commercial Markets : A Report on Current Conditions and Future Scenarios. Sternberg Press, Tensta Konsthall, 2012.

VOGEL, Felix. Notes on exhibition history in curatorial discourse. In: (New) Institution(alism). Oncurating.org, issue 21, December 2013, pp. 46-54.

Disponível em: < http://www.on-curating.org/index.php/issue-21-reader/notes-on-exhibition-history-in-curatorial-discourse.html#.V_o665MrLBI >. Acesso em: 09 de outubro de 2016.

Downloads

Publicado

02-12-2020