VOZES NEGRAS E SUAS AMPLIFICAÇÕES NAS ARTES VISUAIS BRASILEIRAS / Black voices and their amplifications in Brazilian visual arts

Autores

  • Igor Moraes Simões

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n41.26

Resumo

Um grupo de sujeitos negros adentra os espaços expositivos das principais galerias e museus de São Paulo. Estamos diante de uma performance. A estranheza se estabelece e surge da presença de corpos não recorrentes naqueles espaços. O Coletivo Presença Negra, encabeçado pelo artista negro brasileiro Moisés Patrício, dá as cartas e as caras do cenário das artes visuais brasileiras. Um lugar forjado pelas mesmas tentativas de apagamento e branqueamento que tomam os diferentes períodos da história do país. As artes visuais no Brasil sempre foram lugar marcado pela presença de mãos negras. Desde o período colonial é possível encontrar essas vozes que ergueram marcos como a arte nomeada barroca, passando por uma permanência marcada no contexto da arte acadêmica e se estendendo pelos modernismos e por aquilo que temos chamado de arte contemporânea. Vozes negras são presença indelével na arte local.

Referências

BARROS, Janaína. A invisível luz que projeta a sombra do agora: gênero, artefato e epistemologia na arte contemporânea brasileira de autoria negra. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, USP, 2018.

MENEZES, Hélio. Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira. Dissertação de Mestrado. Catálogo USP, São Paulo, 2018.

SANTOS, Renata Aparecida Felinto. A construção da identidade afrodescendente por meio das artes visuais contemporâneas: estudos de produções e de poéticas. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de São Paulo. Instituto de Arte, 2016.

Downloads

Publicado

24-07-2021

Edição

Seção

Dossiê América Latina Arte & Combate