PERFORMANCE – EMPREENDIMENTOS [I]MOBILIÁRIOS / Performance – Real [e]state developments
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n41.15Resumo
O presente texto é um projeto que transita entre os campos da arquitetura, do urbanismo, da fotografia e da performance. Consiste no processo de composição do programa (foto)performativo da obra PERFORMANCE – EMPREENDIMENTOS [I] MOBILIÁRIOS, que conclui o artigo e é pensado, ao longo destas linhas, a partir da experiência e imagens de corpo da arquitetura (2019), em relação com situações urbanas e questões contemporâneas de cidade, como a precarização do trabalho na construção civil e processos de especulação imobiliária.
Palavras-chave: Performance; Cidade; Fotoperformance; Arquitetura e Urbanismo; Programa performativo.
Abstract
The present text is a project that transits between the fields of architecture, urbanism, photography and performance. It consists of the composition of the (photo) performative program of the work PERFORMANCE – EMPREENDIMENTOS [I]MOBILIÁRIOS, which concludes the article and is thought, through these lines, from the experience and images of corpo da arquitetura (2019), in relation to urban situations and contemporary city issues, such as the precariousness of work in civil construction and real estate speculation processes.
Keywords: Performance; City; Photoperformance; Architecture and Urbanism; Performative program.
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007.
ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e destino. São Paulo: Ática, 2000.
ARGAN, Giulio Carlo. A história da metodologia do projeto. Trad. José Eduardo Areias. Caramelo, São Paulo, n. 6, p. 156-170, 1993. Disponível em: https://bit.ly/3xBzEJv.
ARGAN, Giulio Carlo. Brunelleschi. In: Clássico anticlássico: o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1984. p. 81-141.
AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
CARVALHO, Ernesto de et al. Recife, cidade roubada. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dJY1XE2S9Pk.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Editora Escuta, 2002.
ENTRE (coordenação: Ana Altberg, Mariana Meneguetti, Gabriel Kozlowski). 8 reações para o depois. Rio de Janeiro: Rio Books, 2019.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, 2008.
FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. Ilinx − Revista do LUME, v. 1, n. 4, p. 1-11, 2013.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FERRO, Sérgio. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
FERRO, Sérgio. O canteiro e o desenho. Campinas: Projeto Editores Associados, 1979.
LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, 2, p. 41-60, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).