NEM TEATRO NEM CINEMA: A PERFORMANCE NO ESPAÇO DE EXCLUSÃO /Nor theatre nor cinema: performance in the exclusion area
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n41.16Resumo
Neste ensaio, a partir do curta-metragem experimental Duelo, de Daniel Santiago, em primeiro lugar nos perguntamos o que aproxima a performance ao mesmo tempo em que a diferencia quando apresentada em circuitos de artes visuais ou de teatro. Em segundo lugar, especulamos sobre as diferenças e aproximações entre a atuação de um ator no cinema e a de um performer. Nesse percurso foi necessário investigar o que seria uma performance. Ao fim e ao cabo, concluímos que, não sendo nem teatro, nem cinema, Duelo é performance filmada que participa das duas instâncias quando surpreendida em suas regiões de contato.
Palavras-chave: Duelo; Teatro; Cinema; Performance.
Abstract
In this essay, starting from the experimental short film Duelo, by Daniel Santiago, we first ask ourselves what approximates and what differentiates performance when it is presented in visual arts and theater circuits. Second, we speculate about the differences and similarities between the performance of an actor in cinema and that of a performer. After all, we conclude that, being neither theater nor cinema, Duelo is filmed performance that participates in both instances.
Keywords: Duelo; Theater; Cinema; Performance.
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