A Historical and Statistical Analysis of the Brazilian Academic Production, on Master's and PhD Level, on the Following Subjects: Geodiversity, Geological Heritage, Geotourism, Geoconservation and Geoparks

Úrsula de Azevedo Ruchkys, Kátia Leite Mansur, Lilian Carla Moreira Bento

Resumo


The objective of this study was to evaluate the Brazilian academic production at Masters and Doctorate level in geodiversity, geological heritage, geotourism and geoconservation issues. Five main aspects have been examined: the graduate programs where these works were developed, the profiles of the authors and counselors as well, and the distribution of this production, considering the Brazilian regions and states. The main results have pointed that: there was a significant increase in academic production from the first defense in 2003. There is a significant number of teachers counseling in this area. This production is heavily concentrated in institutions located in the Southeast, Northeast and South of Brazil, with very few researches developed in theMidwestand North regions. Most counselors have geology as their first graduation and most of the oriented students are undergraduate in geography where is concentrated the largest number of defenses.


Palavras-chave


Geodiversity; Geological heritage; Geotourism; Geoconservation

Texto completo:

PDF (English)

Referências


Alencar, R. 2013. A geodiversidade da Ilha de Santa Catarina: explorando seu valor didático no 6º ano do ensino fundamental. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, 164 p.

Barreto, J.M.C. 2007. Potencial geoturístico da região de Rio de Contas - Bahia, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal da Bahia, Dissertação de Mestrado, 164 p.

Bento, L.C.M. 2010. Potencial geoturístico das quedas d´água de Indianópolis, Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Dissertação de Mestrado, 144 p.

Bento, L.C.M. 2014. Parque Estadual do Ibitipoca/MG: potencial geoturístico e proposta de leitura do seu geopatrimônio por meio da interpretação ambiental. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Tese de Doutorado, 185 p.

Boas, M.V. 2012. Património paleontológico do Geopark Araripe (Ceará, Brasil): análise e propostas de conservação. Programa de Pós-Graduação em Patrimònio Geológico e Geoconservação, Universidade do Minho - Portugal, Dissertação de Mestrado, 181 p.

Borges, U.N. 2013. Proposta de representação gráfica de dados da geodiversidade utilizando cartografia temática e tecnologias da geoinformação. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Tese de Doutorado, 193 p.

Braga, L.O. 2014. Modelagem e recursos da geodiversidade como suporte às práticas ritualísticas de comunidades de matriz africana. Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 87 p.

Calegari, E.B. 2012. Análise geoambiental da paisagem e potencial geoturístico do município de Turvo, Paraná. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Maringá, Dissertação de Mestrado, 129 p.

Cardoso, C.S. 2013. Geoparque Seridó RN: valores turísticos e gestão. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dissertação de Mestrado, 124 p.

Castanheira, R.P. 2014. Patrimônio geológico de Ilhabela - São Paulo: estratégias de geoconservação. Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrografia, Universidade de São Paulo, Dissertação de Mestrado, 176 p.

Castro, A.R.S. 2009. Geoconservação e musealização: a aproximação entre duas visões de mundo. Os múltiplos olhares para um patrimônio. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 146 p.

Castro, A.R.S. 2014. O patrimônio geológico sob a perspectiva da população residente no município de Santana do Cariri, Ceará. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, 200 p.

Correia, R.R. 2013. O Geoturismo como estratégia de desenvolvimento regional: o caso do Geopark Araripe/ Ceará -- Brasil. Programa de Pós-Graduação em Economia Agrícola, Universidade Federal do Ceará, Dissertação de Mestrado, 86 p.

Costa, L.T. 2016. Avaliação da real potencialidade do Parque das Furnas do Catete (Nova Friburgo, Rio de Janeiro) para a geoconservação. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 112 p.

Covello, C. 2011. A paisagem de Itapema: estudo da geodiversidade para a educação ambiental e o geoturismo. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, 173 p.

Cunha, L.D. 2013. A paisagem da serra do Tepequém - RR e sua potencialidade para o geoturismo. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Roraima, Dissertação de Mestrado, 109 p.

Dias, L.C. 2015. Conflitos e possibilidades entre atividade minerária e geoconservação na área do Geoparque Costões e Lagunas -- RJ. Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Dissertação de Mestrado, 152 p.

Dias, P.M.S. 2013. Levantamento do mosaico de remanescentes florestais, visando a geoconservação no município de Mossoró-RN. Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dissertação de Mestrado, 86 p.

Duarte, F.R. 2012. Territórios em rede: redes sociais e difusão do conhecimento no Geoparque Araripe (CE). Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, Universidade Estadual de Feira de Santana, Tese de Doutorado, 225 p.

Ferreira, A.R.R. 2014. Patrimônio geológico no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - SP: inventariação e quantificação de geossítios. Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Dissertação de Mestrado, 130 p.

Folmann, A.C. 2010. Trilhas interpretativas como subsidio ao geoturismo e geoconservação: caso da trilha do Salto São Jorge, Campos Gerais do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Dissertação de Mestrado, 134 p.

Fontana, R.C. 2015. Geoconservação em grandes cidades e proposição dos itinerários geológicos de Porto Alegre: contribuições metodológicas para valorização integrada de unidades geológicas. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, 109 p.

França, L.F.O. 2015. Geodiversidade como ferramenta para o desenvolvimento geoturístico do município de Lagoa dos Gatos -- PE. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Tese de Doutorado, 256 p.

Franco, A.R. 2014. Etnocartografia e análise dos valores da geodiversidade com comunidades tradicionais de artesãos em pedra sabão da região do Quadrilátero Ferrífero. Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 133 p.

Garcia, T.S. 2014. Da geodiversidade ao geoturismo: valorização e divulgação do geopatrimônio de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal de Santa Maria, Dissertação de Mestrado, 178 p.

Giudice, D.S. 2011. Geodiversidade e lógicas territoriais da Chapada Diamantina -- Bahia. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Sergipe, Tese de Doutorado, 303 p.

Gomes, C.R. 2015. Modelagem do uso e conservação dos recursos da geodiversidade no município de São Thomé das Letras, Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 99 p.

Goulart, P.P. 2015. Estudo da distribuição espacial dos atrativos turísticos como subsídio para proposta de zoneamento do Geopark Quadrilátero Ferrífero. Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 28 p.

Guimarães, T.O. 2013. Geoconservação: mapeamento, descrição e propostas de divulgação de trilhas geoturísticas no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, Cabo de Santo Agostinho, PE, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Dissertação de Mestrado, 154 p.

Henriques, H.M.; Reis, R.P.; Brilha, J. & Mota, T. 2011. Geoconservation as an emerging geoscience. Geoheritage, 3(1): 117-128.

Hornes, K.L. 2011. Potencial geomorfológico e geológico para o geoturismo nos Parques Estaduais do Guartelá, Vila Velha e Cerrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Tese de Doutorado, 250 p.

Jansen, D.C. 2013. Análise ambiental do Patrimônio Espeleológico na área da APA Morro da Pedreira e no PARNA Serra do Cipó, Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 149 p.

Júlio, K. 2012. A ponta de Jericoacoara e seu potencial como sítio geológico do Brasil no patrimônio mundial (world heritage comitte - UNESCO). Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, Universidade Federal do Ceará, Dissertação de Mestrado, 107 p.

Kwamme, A.I.A.S. 2016. Mapeamento geológico e geoturístico da região norte do Parque Estadual da Serra do Papagaio, MG. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 101 p.

Lima, C.S. 2015. Mapeamento do potencial geoturístico dos distritos de município de Ouro Preto com uso de geotecnologias. Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 96 p.

Lima, F. 2008. Proposta metodológica para a inventariação do património geológico brasileiro. Programa de Pós-Graduação em Patrimònio Geológico e Geoconservação, Universidade do Minho - PT, Dissertação de Mestrado, 91 p.

Lopes, L.S.O. 2011. Geoturismo: estratégia de desenvolvimento local e de geoconservação, no Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí, Dissertação de Mestrado, 121 p.

Lorenci, C.T.B. 2013. Geoturismo: uma ferramenta auxiliar na intepretação e preservação do patrimônio geopaleontológico da região central do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, Universidade Federal de Santa Maria, Dissertação de Mestrado, 183 p.

Luerce, T.D. 2015. Geoturismo na bacia hidrográfica do Rio Rolante/RS: um estudo acerca das quedas d´água. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, 118 p.

Macêdo, J.A. 2014. O Geoparque Araripe e o desenvolvimento no geossítio riacho do meio. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Ceará, Dissertação de Mestrado, 105 p.

Maia, M.A.M. 2013. Geodiversidade das áreas adjacentes à Cadeia submarina de Vitória- Trindade: construção e aplicação de um modelo de compartimentação em macroescala do assoalho oceânico. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 153 p.

Manosso, F.C. 2012. Potencialidades da paisagem na região da Serra do Cadeado, Paraná: abordagem metodológica das relações entre a estrutura geoecológica, a geodiversidade e o geoturismo. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Maringá, Tese de Doutorado, 183 p.

Mansur, K.L. 2010. Diretrizes para a geoconservação do patrimônio geológico do estado do Rio de Janeiro. O caso do domínio tectônico Cabo Frio. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, 214 p.

Medeiros, W.D.A. 2003. Sítios geológicos e geomorfológicos dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas e Currais Novos, Região do Seridó do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dissertação de Mestrado, 140 p.

Meira, S.A. 2016. Pedras que cantam: o patrimônio geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará, Dissertação de Mestrado, 169 p.

Mochiutti, N.F. 2013. O patrimônio geológico no desenvolvimento territorial em Tibagi, Paraná. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, 237 p.

Moreira, J.C. 2008. Patrimônio geológico em unidades de conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Tese de Doutorado, 429 p.

Netto, F.M.L. 2015. Identificação dos Locais de Interesse Geomorfológico do Rio Claro - Triângulo Mineiro. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Dissertação de Mestrado, 96 p.

Okawara, Y. 2012. Espacialização do patrimônio espeleológico da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço: geossítios selecionados e sua importância para a geoconservação. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 192 p.

Oliveira, C.K.R. de. 2016. Proposta de classificação de relevância de quedas d´água como subsídio à geoconservação. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 130 p.

Oliveira, P.C.A. de. 2015. Avaliação do patrimônio geomorfológico potencial dos municípios de Coromandel e Vazante -- MG. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Dissertação de Mestrado, 175 p.

Ostanello, M.C.P. 2012. Patrimônio geológico do Parque Estadual do Itacolomi: análise e inventariação de lugares de interesse geológico e trilhas geoturísticas. Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, Universidade Federal de Ouro Preto, Dissertação de Mestrado, 204 p.

Paula, S.F. 2013. O Patrimônio Geológico e Mineiro de Ouro Preto (MG): bases para o turismo científico e proposta de circuito geoturístico urbano. Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, Universidade Federal de Ouro Preto, Dissertação de Mestrado, 121 p.

Peixoto, C.A.B. 2015. Caracterização ambiental dos geossítios da proposta: projeto Geoparque Guaritas - Minas do Camaquã -- RS. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, 135 p.

Penalver, T.G. 2013. Modelagem espacial do potencial geoturístico do entorno da Bacia de Habana y Regla, Cuba. Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Ciências do Ambiente, Universidade Estadual de Feira de Santana, Dissertação de Mestrado, 141 p.

Pereira, P.R. 2015. Sistema de Áreas Protegidas (SAP) em áreas cársticas: o caso do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e uma proposta geoturística. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 99 p.

Pereira, E.S. 2010. Geodiversidade do Parque Estadual da Pedra Branca-RJ: subsídios para o planejamento geoturístico. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 192 p.

Pereira, E.O. 2013. Modelagem da geodiversidade da APA Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 80 p.

Pereira, R.F. 2010. Geoconservação e desenvolvimento sustentável na Chapada Diamantina (Bahia - Brasil). Programa de Pós-Graduação em Ciências, Universidade do Minho - PT, Tese de Doutorado, 295 p.

Pinto Filho, R.F. 2014. Inventário e avaliação da geodiversidade no município de Goiás e Parque Estadual da Serra Dourada. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Dissertação de Mestrado, 101 p.

Pinto, A.B.C. 2015. Geodiversidade e patrimônio geológico de Salvador: uma diretriz para a geoconservação e a educação em geociências. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal da Bahia, Tese de Doutorado, 332 p.

Pinto, F.N.M. 2009. Coleção de paleontologia do Museu de Ciências da Terra / DNPM-RJ: um patrimônio da paleontologia brasileira. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 140 p.

Pinto, V.K.E. 2013. Identificação de locais de interesse geomorfológico no Parque Estadual do Sumidouro, Minas Gerais: possibilidades para o geoturismo. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 224 p.

Pocidonio, E.A.L. 2015. Inventário de geomorfossítios e sítios de geodiversidade do município de Angra dos Reis (RJ) - um novo olhar para a atividade turística. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 123 p.

Ponciano, L.C.M.O. 2012. Tafocenoses mesodevonianas da Bacia do Parnaíba no Estado do Piauí: análise tafonômica, paleoambiental e patrimonial. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, 107 p.

Ramos, C.L.M. 2015. A geodiversidade e a geoconservação nas Ilhas das Pombas e da Ponta Escura, Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, 136 p.

Reverte, F.C. 2014. Avaliação da geodiversidade em São Sebastião, São Paulo, como patrimônio geológico. Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrografia, Universidade de São Paulo, Dissertação de Mestrado, 208 p.

Ribeiro, L.C.B. 2014. Geoparque Uberaba - terra dos dinossauros do Brasil. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, 214 p.

Ruban, D.A. 2015. Geotourism: a geographical review of the literature. Tourism Management Perspectives, 15(1): 1-15.

Ruchkys, Ú.A. 2007. Patrimônio geológico e geoconservação no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais: potencial para criação de um geoparque da UNESCO. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Tese de Doutorado, 2011 p.

Santos, D.S. 2016. Estudo da relação entre a geodiversidade e a biodiversidade no município de Armação dos Búzios, RJ. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 147p.

Santos, E.M. 2012. Diagnóstico da geodiversidade e potencial geoturístico do município de Bonito, agreste de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Dissertação de Mestrado, 113 p.

Santos, E.M. 2016. A geoconservação como ferramenta para o desenvolvimento sustentável de regiões semiáridas: estudo aplicado à mesorregião do Agreste de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Tese de Doutorado, 235 p.

Santos, F.M. 2015. Caracterização geoambiental das cachoeiras do município de Guarulhos/SP: Uma avaliação do seu potencial geoturístico. Programa de Pós-graduação em Análise Geoambiental, Universidade de Guarulhos, Dissertação de Mestrado, 126 p.

Santos, P.L.A. 2012. Patrimônio geológico em áreas de proteção ambiental: Ubatuba - São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrografia, Universidade de São Paulo, Dissertação de Mestrado, 207 p.

Santos, W.F.S. 2010. Diagnóstico para o uso geoturístico do patrimônio geológico de São José de Itaboraí (estado do Rio de Janeiro): subsídio às estratégias de geoconservação. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 254 p.

Santos, W.F.S. 2014. Sítios paleontológicos, estratégias de geoconservação e geoturismo na Bacia de Souza (Paraíba): potencial da área para se tornar um geoparque. Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, 410 p.

Sena, I.S. 2015. Modelagem para o uso geoturístico do Parque Estadual do Sumidouro, Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado, 117 p.

Silva Junior, E.D. 2013. Levantamento do potencial geoturístico do Parque Nacional do Catimbau -- como subsídio para criação de um futuro geoparque. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Dissertação de Mestrado, 89 p.

Silva, E.G. 2015. Potencial para o geoturismo do município de Gurjão - PB a partir da avaliação de seus geossítios e da percepção da comunidade. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dissertação de Mestrado, 118 p.

Silva, J.P. 2012. Avaliação da diversidade de padrões de canais fluviais e da geodiversidade na Amazônia aplicação e discussão na bacia do Rio Xingu. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de São Paulo, Tese de Doutorado, 277 p.

Souza, G.F.C. 2013. Geodiversidade da plataforma continental de Una, sul da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal da Bahia, Dissertação de Mestrado.

Souza, A.R.; Miranda, M.L.C. de. 2011. A produção científica acerca do patrimônio geológico: análise das referências bibliográficas brasileiras e portuguesas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8, Salvador. 2011 Anais... Salvador: UFBA, 11 p.

Tomasi, R.V.M. 2011. Desenvolvimento regional sustentável com base no turismo: proposta do Geoparque Canyons do Brasil. Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, 115 p.

Veras, A.S.S. 2014. A paisagem como recurso e o geoturismo como possibilidade em Mucajaí-RR. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Roraima, Dissertação de Mestrado, 90 p.

Ziemann, D.R. 2016. Estratégias de geoconservação para a proposta do geoparque Quarta Colônia - RS. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria, Dissertação de Mestrado, 241 p.




DOI: https://doi.org/10.11137/2017_1_180_190

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank