Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação

1. O Anuário do Instituto de Geociências é uma publicação oficial da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, destinando-se à divulgação da produção científica de interesse amplo, caráter original e inédito, relacionada com as Geociências. Ao submeter um artigo, o(s) autor(es) do mesmo está realizando de maneira automática a transferência de direitos autorais ao Anuário do Instituto de Geociências da UFRJ.

2. Não há pagamento de taxas para a submissão. No entanto, caso o artigo seja aceito será necessário o pagamento de uma taxa de R$330 para cobrir despesas de editoração e publicação do artigo no Anuário do Instituto de Geociências da UFRJ.

3. Os textos podem ser redigidos em línguas portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa. O resumo (em português), e em inglês (abstract) sempre devem ser apresentados, independente do idioma utilizado, contendo até 25 linhas e em apenas um parágrafo.

4. Os artigos podem conter até 20 páginas (tamanho A4) digitadas em espaço um e meio, incluindo ilustrações e referências bibliográficas. Ademais, cada arquivo submetido não poderá ultrapassar 2 Mb.

Preparação para Encaminhamento

ATENÇÃO: A IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES (NOMES, EMAILS E ENDEREÇOS) NÃO DEVEM CONSTAR DO ARQUIVO CONTENDO O MANUSCRITO. LEMBRE-SE TAMBÉM DE EXCLUIR OS AGRADECIMENTOS NA ETAPA DE SUBMISSÃO.

a) Textos

5. Artigos

Em sequência:

i) Título em português e em negrito, com cada palavra iniciando com maiúscula (não escrever todo o título em maiúscula);

ii) Título em inglês (sem negrito), com cada palavra iniciando com maiúscula (não escrever todo o título em maiúscula);

iii) Resumo (a palavra Resumo não deve ser numerada, deve estar alinhada a esquerda e em negrito, somente com a primeira letra em maiúscula)

iv) Palavras-chave: (três), separadas por ponto-e-vírgula (sem ponto no final);

v) Abstract (a palavra Abstract não deve ser numerada, deve estar alinhada a esquerda e em negrito, somente com a primeira letra em maiúscula);

vi) Keywords: (três), separadas por ponto-e-vírgula (sem ponto no final);

vii) Legendas das figuras no corpo do texto, na posição aproximada onde deverão aparecer;

viii) Os títulos das seções (Exemplo: Introdução, Metodologia e Dados, Resultados, Conclusões, Referências), devem estar em negrito, alinhados à esquerda e com cada palavra começando com maiúscula. Hierarquizar os títulos e subtítulos em 1, 1.1, 2, 2.1, 2.2 etc. (todos em negrito). Não colocar ponto, traço ou dois pontos após o número de item, subitem, figura ou tabela. Atenção: Não escrever Referências Bibliográficas, e sim Referências.

- Editar o texto e tabelas, página tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12. As linhas de texto alinhadas à esquerda e em espaço 1,5. Todas as margens devem ter 2,5 cm. Digitar as tabelas no modo “Tabela” do Word. Digitar legenda abaixo da Tabela. A Tabela deve ser inserida dentro do texto em formato editável (não pode ser figura).

- Equações devem ser digitadas no texto  e numeradas sequencialmente.

- Enviar o arquivo digital “.doc“ ou “.docx” via plataforma OJS, sem que esse ultrapasse 2 Mb.

6. No passo 1 da submissão, no campo Comentários para o Editor, indicar até três pesquisadores (nome completo e endereço de e-mail para contato) com expertise no tema de pesquisa que possam atuar como revisores ad hoc. Caberá ao Conselho Editorial do Anuário do Instituto de Geociências a escolha dos revisores, podendo incluir ou não algum(ns) dos nomes indicados.

b) Ilustrações

7. As ilustrações gráficas, fotográficas e fotomicrográficas serão numeradas sequencialmente, na ordem de sua citação no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3 ...), e consideradas, mesmo pranchas ou quadros, indiscriminadamente como Figuras. Não serão aceitos encartes. Figuras compostas por várias ilustrações devem ser agrupadas em apenas 1 arquivo, rotuladas com letras: Figura 1A.---; B.----;C---. Todas as ilustrações deverão ser preparadas de forma digitalizada em formato .jpg com resolução de 255 dpi. As figuras devem ser preparadas de modo a otimizar o espaço disponível.

8. Legendas e símbolos das ilustrações devem ter dimensões adequadas para permitir legibilidade em eventuais reduções. Explicar todos os símbolos. Colocar escalas gráficas dentro da área das ilustrações.

c) Referências

9. Citações no corpo do texto, seguir os formatos do seguinte exemplo: Lima (1999), Lima & Silva (1992a, 1992b) e para três autores ou mais, Lima et al. (2002). No caso de várias referências, organizar por ordem de ano de publicação, separadas por ponto-e-vírgula. Exemplo: ... (Karl et al., 1997; Easterling et al., 2000; Meehl et al., 2000; Frich et al., 2002).

Na Seção Referências:

- publicações dos mesmos autores e mesmo ano devem ser colocadas na ordem em que foram chamadas no texto; 
- publicações dos mesmos autores e anos diferentes devem ser colocadas em ordem cronológica;
- publicações do mesmo primeiro autor devem ser colocadas em ordem alfabética dos sobrenomes dos demais autores.

10. Ao final do texto, ordenar as referências na ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor, empregando os seguintes formatos:

Artigos de Periódicos:

Pereira, R.; Guimarães Jr., J.A. & Silva Jr., G.C. 2002. Avaliação do Impacto da Captação de Água na Lagoa do Bomfim, RN - Brasil. Revista Águas Subterrâneas, 16(1): 61-68.

Souza, M.L. 1997. Algumas Notas Sobre a Importância do Espaço para o Desenvolvimento Social. Território, 3: 13-35.

Artigos de Publicações Seriadas:

Vicalvi, M.A.; Kotzian, S.C.B. & Forti-Esteves, I.R. 1977. A Ocorrência de Microfauna Estuarina no Quaternário da Plataforma Continental de São Paulo. In: Evolução Sedimentar Holocênica da Plataforma Continental e do Talude do Sul do Brasil, Rio de Janeiro, CENPES/DINTEP, p. 77-97. (Série Projeto REMAC 2).

Dissertações e Teses:

Caita, M.B.F. 2000. Angola: Estado-Nação, Movimentos Sociais e Disputas Territoriais. O Caso da Província de Ngagela. Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 67p.

Artigos Publicados em Eventos:

Dias-Brito, D. 1992. Ocorrências de Calcisferas em Depósitos carbonáticos do Atlântico Sul: Impacto na Configuração Paleoceanográfica do Tétis Cretácico. In: SIMPÓSIO SOBRE AS BACIAS CRETÁCICAS BRASILEIRAS, 2, Rio Claro, 1992. Resumos expandidos, Rio Claro, UNESP, p. 30-34.

Livros:

Becker, B. & Egler, C. 1993. Brasil: Uma Nova Potência Regional na Economia-mundo. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 267p.

Capítulos de livros:

Wanderley, M.D. 2004. Nanofósseis Calcários. In: CARVALHO, I.S. (ed.). Paleontologia. Editora Interciência, p. 285-296.

Citação de Página de Internet:

ANDA. 2018. Associação Nacional para Difusão de Adubos e Corretivos Agrícolas. Disponível em: <http://www.anda.org.br/>. Acesso em: 23 fev. 2017 e 02 abr. 2018.

Citação de mapa:

Almeida, J.C.H.; Heilbron, M.; Guedes, E. & Ramos, R.R.C. 2018. Mapa geológico do Estado do Rio de Janeiro. 1 mapa: 80 cm x 120 cm. Escala 1:400.000.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mapa geopolítico do Brasil. 1 mapa: 50 cm x 80 cm. Escala: 1:200.000.

Análise pelo Corpo Consultivo

11. Os artigos serão submetidos à análise crítica inicial do Conselho Editorial e, caso possuam mérito científico e sejam relevantes para sua área de pesquisa, serão submetidos à avaliação por pelo menos dois consultores ad hoc. Textos não aceitos para publicação serão devolvidos ao autor correspondente.

12. Manuscritos não formatados segundo as normas aqui estabelecidas serão automaticamente recusados, assim como aqueles que não se enquadrarem no escopo do Anuário do Instituto de Geociências ou que apresentarem pouca relevância em seu campo de pesquisa.

Procedimentos após Análise

13. Os artigos serão encaminhados para revisão pelo(s) editor(es), acompanhados de uma lista de recomendações editoriais. Após a realização de todas as correções indicadas deverão ser encaminhados os novos arquivos com o texto e figuras para o editor.

Provas e Separatas

14. Provas dos Artigos serão remetidas aos autores (arquivo no formato PDF) para correção antes de sua publicação.

Alterações necessárias deverão ser encaminhadas na prova do arquivo PDF.

Copyright e Autorizações

15. Não há restrição para o(s) autor(es) em manterem o direito de copyright de seus artigos, bem como podem manter os direitos de publicação sem restrições, desde que solicitado quando da submissão do manuscrito.

 

 

© Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Não há restrição para o(s) autor(es) em manterem o direito de copyright de seus artigos, bem como podem manter os direitos de publicação sem restrições, desde que solicitado quando da submissão do manuscrito.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Publicação de artigo: 330,00 (BRL)
Caso este documento seja aceito para publicação, será necessário o pagamento de uma taxa de publicação de artigo para auxiliar nos custos de publicação.