Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Anuário do Instituto de Geociências?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O PPEGeo não recebe submissões eletrônicas para suas revistas


Para submissão no Anuário do Instituto de Geociências, acesse:

http://www.anuario.igeo.ufrj.br/principal.htm


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

A. O Anuário do Instituto de Geociências é uma publicação oficial da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, destinando-se à divulgação da produção científica de interesse amplo e caráter original relacionada com as Geociências.

B. O Anuário do Instituto de Geociências publica Artigos e Comunicações, no âmbito das Geociências.

C. Os textos podem ser redigidos em português, francês, espanhol ou inglês em papel A4.

D. Artigos - podem conter até 25 páginas digitadas em espaço duplo, incluindo ilustrações e referências bibliográficas. Textos maiores poderão ser publicados mediante pagamento dos custos de produção.

E. Comunicações - podem conter até 5 páginas digitadas em espaço duplo, incluindo ilustrações e referências. Destinam-se a divulgar resumos de importantes descobertas recentes.

 

PREPARAÇÃO PARA ENCAMINHAMENTO

a) Textos
G. Artigos e Comunicações
Uma primeira folha com o título, número de figuras  e o índice.
Da segunda folha em diante, em seqüência, o título, nome completo do (s) autor (es), endereço (caixa postal, logradouro, e-mail, CEP, cidade e Estado), Resumo, Abstract, texto completo, referências e ilustrações.

Inserir textos explicativos das ilustrações no corpo do texto, na posição aproximada onde deverão aparecer.
Hierarquizar os títulos e subtítulos em 1, 1.1, 2, 2.1, 2.2 etc.

O resumo e Abstract devem ter até 25 linhas em Artigos (para textos redigidos em inglês) e até 10 linhas em Comunicações, e serem seguidos de palavras-chave e Keywords, respectivamente. Artigos em português, espanhol ou francês deverão ter o título vertido para a língua inglesa, em maiúsculas, colocado após a palavra Abstract. Submeter 3 cópias xerográficas, de boa qualidade, do texto, tabelas e ilustrações. Editar o texto e tabelas Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12. As linhas de texto alinhadas à esquerda e em espaço duplo. Todas as margens devem ter 2,5 cm. Digitar as tabelas no modo TABELA. Não remeter disquetes e originais.

b) Ilustrações
I. As ilustrações gráficas, fotográficas e fotomicrográficas serão numeradas seqüencialmente, na ordem de sua citação no texto, e consideradas, mesmo pranchas, indiscriminadamente como Figuras. Não serão aceitos encartes. Todas as ilustrações deverão ser preparadas de forma digitalizada em formato .tiff com boa resolução de imagem.

J. Legendas e símbolos das ilustrações devem ter dimensões adequadas para permitir legibilidade em eventuais reduções. Explicar todos os símbolos. Colocar escalas gráficas dentro da área das ilustrações. As figuras devem ser preparadas de modo a otimizar o espaço disponível

c) Referências

K. Citações no corpo do texto, seguir os formatos do seguinte exemplo:
Lima (1999), Lima & Silva (1992 a, 1992b), e para três autores ou mais, Lima et al. (2002).

L. Ao final do texto, ordenar as referências na ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor, empregando os seguintes formatos:

Artigos de Periódicos:
Castro, M.R. 2002. Deformação sin-deposicional em depósitos costeiros e marinhos das Formações Tombador e Caboclo, Chapada Diamantina, BAk. Revista Brasileira de Geociências, 32(2):291-294.
Drehmer, C.J. & Ribeiro, A.M. 1998. A temporal  bone of an Otariidae (Mammalia, Pinnipedia), from the Late Pleistocene of Rio Grande de Sul State, Brazil. Revista Universidade Guarulhos, Geociências, 3(6):39 - 44.

Artigos de Publicações Seriadas:
Vicalvi, M.A.; Kotzian, S.C.B. & Forti-Esteves, I.R. 1977. A ocorrência de microfauna estuarina no quaternário da plataforma continental de São Paulo. InEvolução Sedimentar Holocênica da Plataforma Continental e do Talude do Sul do Brasil, Rio de Janeiro, CENPES/DINTEP, p. 77 - 97. (Série Projeto REMAC 2).

Dissertações e Teses
Caita, M.B.F. 2000. Angola: Estado-Nação, movimentos sociais e disputas territoriais. O caso da Província de Ngagela. Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, p.

Artigos publicados em eventos
Dias-Brito, D. 1992. Ocorrências de calcisferas em depósitos carbonáticos do Atlântico Sul: impacto na configuração paleoceanográfica do Tétis Cretácico. In: SIMPÓSIO SOBRE AS BACIAS CRETÁCICAS BRASILEIRAS, 2, Rio Claro, 1992. Resumos expandidos, Rio Claro, UNESP, p. 30-34.

Livros:
Taylor, T.N. & Taylor, E.L. 1993. The Biology and Evolution of Fossil Plants. 1ª ed. Nova Jersey, Prentice Hall, 982 p.

Capítulos de livros:
Ostrom, J.H. 1992. Dromaeosauridae. In: D.B. WEISHAMPEL; P. DODSON & H. OSMÓLSKA. (ed.) The Dinosauria, Bekerley, University of California Press, p. 269-279

 

ANÁLISE PELO CORPO CONSULTIVO

 M. Artigos e Comunicações  serão submetidos à análise crítica de pelo menos dois consultores ad hoc e/ ou analisados pelo Editor ou Conselho Editorial. Textos não aceitos para publicação serão devolvidos ao autor principal.

 

PROCEDIMENTOS APÓS ANÁLISE

 N. Artigo e, Comunicações, aceitos serão encaminhados para revisão pelo(s) autor(es), acompanhados de uma lista de recomendações editoriais. Após a realização de todas as correções indicadas deverão ser encaminhados os disquetes referentes ao texto e imagens (formato .jpeg), bem como cópia impressa em papel A4.

PROVAS E SEPARATAS

O. Provas dos Artigos e Comunicações, serão remetidas aos autores para correção antes da impressão.

P. Separatas serão fornecidas mediante o pagamento dos custos de impressão.

 

ENVIO DOS MANUSCRITOS

  •  Encaminhamento inicial de três cópias em papel.
  • Artigos e Comunicações serão encaminhados para revisão pelo(s) autor(es), acompanhados de uma lista de recomendações editoriais.
  • Após a realização de todas as correções indicadas deverão ser encaminhados os disquetes referentes ao texto e imagens (formato .tiff), bem comocópia impressa em papel A4.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Artigos de livre acesso, cadastrado no Creative Commons. Autores devem concordar com que o total ou qualquer parte de sua contribuição possa ser citada ou utilizada sem qualquer tarifa para uso não comercial. Um artigo disponível em nossos arquivos podem ser duplicados, copiados e circularem sem qualquer tipo de pagamento. Não há nececessidade de obtenção de permissão escrita do(s) autor(es) e editores com exceção de utilização com fins comerciais dos dados publicados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.