Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Anuário do Instituto de Geociências?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação

Textos

Em sequência:

-Título em português e em negrito;

- Título em inglês;

- Resumo;

- Palavras-chave (três), separadas por ponto-e-vírgula;

- Abstract;

- Keywords (três), separadas por ponto-e-vírgula;

Os títulos das seções (Exemplo: Introdução, Metodologia e Dados, Resultados, Conclusões, Agradecimentos, Referências), devem estar em negrito e alinhados à esquerda. Hierarquizar os títulos e subtítulos em 1, 1.1, 2, 2.1, 2.2 etc. (todos em negrito). Não colocar ponto, traço ou dois pontos após o número de item, subitem, figura ou tabela.

Editar o texto e tabelas em Word for Windows, página tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12. As linhas de texto alinhadas justificadas e em espaço 1,5. Todas as margens devem ter 2,5 cm. Digitar as tabelas no modo “Tabela” do Word. Digitar legenda abaixo da Tabela.

Equações devem ser digitadas no texto e numeradas sequencialmente (1), (2), (3) ...

Legendas das figuras no corpo do texto, na posição aproximada onde deverão aparecer;

Submeter o arquivo digital “.doc“ ou “.docx” para uma das três sessões do Anuário do IGEO: Geografia, Geologia ou Meteorologia.

Atenção: O arquivo submetido não pode ser identificado com os dados do(s) autor(es). Certifique-se de que blindou a percepção de dados de autoria (ou seja, remova quaisquer referências ou informações que possam identificá-lo(s) como autor(es)).

Ilustrações

As ilustrações gráficas, fotográficas e fotomicrográficas serão numeradas sequencialmente, na ordem de sua citação no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3 ...), e consideradas, mesmo pranchas ou quadros, indiscriminadamente como Figuras. Não serão aceitos encartes. Figuras compostas por várias ilustrações devem ser agrupadas em apenas 1 arquivo, rotuladas com letras: Figura 1A.---; B.----;C---. Todas as ilustrações deverão ser preparadas de forma digitalizada em formato .jpg com resolução de 255 dpi. As figuras devem ser preparadas de modo a otimizar o espaço disponível.

Legendas e símbolos das ilustrações devem ter dimensões adequadas para permitir legibilidade. Explicar todos os símbolos. Colocar escalas gráficas dentro da área das ilustrações.

Agradecimentos

Agradecimentos, menções à agências de fomento e outros informes devem ser relacionados brevemente, antes das referências bibliográficas.

Referências

Citações no corpo do texto, seguir os formatos do seguinte exemplo: Lima (1999), Lima & Silva (1992a, 1992b) e para três autores ou mais, Lima et al. (2002). No caso de várias referências, organizar por ordem de ano de publicação, separadas por ponto-e-vírgula. Exemplo: ... (Karl et al., 1997; Easterling et al., 2000; Meehl et al., 2000; Frich et al., 2002).

Ao final do texto, ordenar as referências na ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor, empregando os formatos listados nos exemplos a seguir. Incluir DOI sempre que disponível.

Artigos de Periódicos:

Pereira, R.; Guimarães Jr., J.A. & Silva Jr., G.C. 2002. Avaliação do Impacto da Captação de Água na Lagoa do Bomfim, RN - Brasil. Revista Águas Subterrâneas, 16(1): 61-68. DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v16i1.1301

Souza, M.L. 1997. Algumas Notas Sobre a Importância do Espaço para o Desenvolvimento Social. Território, 3: 13-35.

Artigos de Publicações Seriadas:

Vicalvi, M.A.; Kotzian, S.C.B. & Forti-Esteves, I.R. 1977. A Ocorrência de Microfauna Estuarina no Quaternário da Plataforma Continental de São Paulo. In: Evolução Sedimentar Holocênica da Plataforma Continental e do Talude do Sul do Brasil, Rio de Janeiro, CENPES/DINTEP, p. 77-97. (Série Projeto REMAC 2).

Dissertações e Teses:

Caita, M.B.F. 2000. Angola: Estado-Nação, Movimentos Sociais e Disputas Territoriais. O Caso da Província de Ngagela. Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 67p.

Artigos Publicados em Eventos:

Dias-Brito, D. 1992. Ocorrências de Calcisferas em Depósitos carbonáticos do Atlântico Sul: Impacto na Configuração Paleoceanográfica do Tétis Cretácico. In: SIMPÓSIO SOBRE AS BACIAS CRETÁCICAS BRASILEIRAS, 2, Rio Claro, 1992. Resumos expandidos, Rio Claro, UNESP, p. 30-34.

Livros:

Becker, B. & Egler, C. 1993. Brasil: Uma Nova Potência Regional na Economia-mundo. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 267p.

Capítulos de livros:

Wanderley, M.D. 2004. Nanofósseis Calcários. In: CARVALHO, I.S. (ed.). Paleontologia. Editora Interciência, p. 285-296.

Citação de Página de Internet:

ANDA. 2018. Associação Nacional para Difusão de Adubos e Corretivos Agrícolas. Disponível em: <http://www.anda.org.br/>. Acesso em: 23 fev. 2017 e 02 abr. 2018.

Citação de mapa:

Almeida, J.C.H.; Heilbron, M.; Guedes, E. & Ramos, R.R.C. 2018. Mapa geológico do Estado do Rio de Janeiro. 1 mapa: 80 cm x 120 cm. Escala 1:400.000.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mapa geopolítico do Brasil. 1 mapa: 50 cm x 80 cm. Escala: 1:200.000.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Não há restrição para o(s) autor(es) em manterem o direito de copyright de seus artigos. Ademais os autores podem manter os direitos de publicação sem restrições, desde que solicitado quando da submissão do manuscrito.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.