Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A concepção do trabalho e a responsabilidade pelo seu conteúdo, são de responsabilidade dos autores.
  • Quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo, e que não tenham impedimento ético, devem ser declaradas no momento da submissão do manuscrito.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação

1. O Anuário do Instituto de Geociências é uma publicação oficial da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, destinando-se à divulgação da produção científica de interesse amplo, caráter original e inédito, relacionada com as Geociências. Ao submeter um artigo, o(s) autor(es) do mesmo está realizando de maneira automática a transferência de direitos autorais ao Anuário do Instituto de Geociências.

2. A partir de 01/01/2022 não será cobrada qualquer tipo de taxa aos autores.

3. A partir de 01/03/2021 os textos só poderão ser redigidos em língua inglesa. O título, o resumo e palavras-chave (em português), e em inglês (titleabstract e keywords) sempre devem ser apresentados.

4. Os artigos podem conter até 20 páginas (tamanho A4) digitadas em espaço um e meio, incluindo ilustrações e referências. Ademais, cada arquivo submetido não poderá ultrapassar 2 Mb.

Preparação para Encaminhamento

a) Textos

5. Artigos

Em sequência:

i) Título em inglês, com cada palavra iniciando com maiúscula (não escrever todo o título em maiúscula);

ii) Título em português, com cada palavra iniciando com maiúscula (não escrever todo o título em maiúscula);

iii) Abstract (a palavra Abstract não deve ser numerada, deve estar alinhada a esquerda e em negrito, somente com a primeira letra em maiúscula). O texto do abstract deve ser escrito em no máximo 25 linhas e em apenas 1 parágrafo;

iv) Keywords: (apenas três), separadas por ponto-e-vírgula (sem ponto no final);

v) Resumo (a palavra Resumo não deve ser numerada, deve estar alinhada a esquerda e em negrito, somente com a primeira letra em maiúscula).O texto do resumo deve ser escrito em no máximo 25 linhas e em apenas 1 parágrafo; ;

vi) Palavras-chave: (apenas três), separadas por ponto-e-vírgula (sem ponto no final);

vii) Legendas das figuras no corpo do texto, na posição aproximada onde deverão aparecer;

viii) Os títulos das seções (Exemplo: Introduction, Methodology and Data, Results, Conclusions, References), devem estar em negrito, alinhados à esquerda e com cada palavra começando com maiúscula. Hierarquizar os títulos e subtítulos em 1, 1.1, 2, 2.1, 2.2 etc. (todos em negrito). Não colocar ponto, traço ou dois pontos após o número de item, subitem, figura ou tabela. 

- Editar o texto e tabelas, página tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12. As linhas de texto alinhadas à esquerda e em espaço 1,5. Todas as margens devem ter 2,5 cm. Digitar as tabelas no modo “Tabela” do Word. Digitar legenda acima da Tabela. A Tabela deve ser inserida dentro do texto em formato editável (não pode ser inserida como figura).

- Equações devem ser digitadas no texto  e numeradas sequencialmente.

- Enviar o arquivo digital “.doc“ ou “.docx” via plataforma OJS, sem que esse ultrapasse 2 Mb.

- Template disponivel.

6. No passo 1 da submissão, no campo Comentários para o Editor, indicar três pesquisadores, sendo um deles estrangeiro (nome completo e endereço de e-mail para contato) com expertise no tema de pesquisa que possam atuar como revisores ad hoc.  Caberá ao Conselho Editorial do Anuário do Instituto de Geociências a escolha dos revisores, podendo incluir ou não algum(ns) dos nomes indicados.

Favor preencher os metadados com as informações completas de todos os autores, inclusive com números ORCID. A afiliação deve ser escrita por extenso na língua original da instituição e em ordem decrescente, por exemplo: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia.

b) Ilustrações

7. As ilustrações gráficas e fotográficas serão numeradas sequencialmente, na ordem de sua citação no texto (Figure 1, Figure 2, Figure 3 ...), e consideradas, mesmo pranchas ou quadros, indiscriminadamente como Figuras. Figuras compostas por várias ilustrações devem ser agrupadas em apenas 1 arquivo, rotuladas com letras: Figure 1A.---; B.----;C---. Todas as ilustrações deverão ser preparadas de forma digitalizada em formato .jpg com resolução de 255 dpi. As figuras devem ser preparadas de modo a otimizar o espaço disponível.

8. Legendas e símbolos das ilustrações devem ter dimensões adequadas para permitir legibilidade. Explicar todos os símbolos. Colocar escalas gráficas dentro da área das ilustrações.

c) Referências

9. As citações no corpo do texto devem seguir o estilo Harvard. Recomenda-se a utilizaçao do Mendeley para organização das referências no texto.

Exemplos:

Lima (2020), Lima & Silva (2021), Lima, Pereira & Silva (2021) e para quatro autores ou mais, Lima et al. (2019). No caso de várias referências, organize-as por ordem alfabética, separadas por ponto-e-vírgula. Exemplo: (Karl et al. 2015; Reynolds et al. 2010; Simon et al. 2002).

10. No final do texto, escreva as referências em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, usando os seguintes formatos: 

Artigos em Revistas:

Nobre, C.A., Mattos, L.F., Dereczynski, C.P., Tarasova, T.A. & Trosnikov, I.V. 1998, 'Overview of atmospheric conditions during the Smoke, Clouds, and Radiation-Brazil (SCAR-B) field experiment', Journal of Geophysical Research: Atmospheres, vol. 103, no. D24, pp. 31809–31820.

Reboita, M.S., Gan, M.A., Rocha, R.P. da & Custódio, I.S. 2017, 'Ciclones em Superfície nas Latitudes Austrais: Parte I - Revisão Bibliográfica', Revista Brasileira de Meteorologia, vol. 32, no. 2, pp. 171–86.

Dissertações e Teses 

Perotto, H. 2017, 'Um Estudo sobre Modelagem de Ondas Oceânicas no Atlântico Sudoeste e uma Representação Espaço-temporal Uniforme de Dados de Satélite', Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicações em Eventos Científicos

Komar, P.D. & Gaughan, M. 1973, 'Airy wave theories and breaker height prediction', Coastal Engineering Proceedings, pp. 405–418.

Livros:

Palmén, E. & Newton, C.W. 1969, Atmospheric Circulation Systems: their structure and physical interpretation, Academic Press, San Diego, California.

Capítulos de Livros:

Satyamurty, P., Nobre, C.A. & Silva Dias, P.L. 1998, 'South America', in D.J. Karoly & D.G. Vincent (eds), Meteorology of the Southern Hemisphere, American Meteorological Society, Boston, MA, pp. 119–39.

Citações da Web:

Associação Nacional para Difusão de Adubos e Corretivos Agrícolas. 2021, Acesso em 14 fev. 2021, <http://www.anda.org.br/>. 

Citações de Mapas:

Almeida, J.C.H., Heilbron, M., Guedes, E. & Ramos, R.R.C. 2018 'Mapa geológico do Estado do Rio de Janeiro', 1 mapa: 80 cm x 120 cm. Escala 1:400.000.

Para maiores detalhes, consulte: Harvard Interactive Guide.pdf (uts.edu.au)

No final do artigo, após as Referências, insira as seguintes informações: 

11. Contribuição de cada um dos autores

A lista de contribuição dos autores deve indicar com precisão como cada autor contribuiu para o trabalho. Todos aqueles listados como autores podem se qualificar para a autoria, caso: i) tenham feito contribuições substanciais para a concepção e elaboração do projeto, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação de dados; ii) estiveram envolvidos na redação do manuscrito ou na revisão crítica do mesmo; iii) trabalharam na aprovação final da versão a ser publicada e iv) tenha concordado em ser responsável por todos os aspectos do trabalho para garantir que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas.

O AIGEO adota a Taxonomia de Papéis de Contribuição (CRediT)

12. Financiamento

13. Conflito de interesse

Um conflito de interesse é uma situação na qual o autor tende a ser indevidamente influenciado (ou enviesado) por um interesse secundário. Qualquer interesse ou relacionamento, financeiro ou de outra forma que possa ser percebido como influenciando a objetividade de um autor é considerado uma fonte potencial de conflito de interesse. A revista exige que todos os autores divulguem quaisquer fontes potenciais de conflito de interesses. Exemplos de fontes potenciais de conflito de interesses são: propriedade de patentes ou ações, participação no conselho de administração de uma empresa, participação em um conselho consultivo ou comitê de uma empresa e consultoria ou recebimento de honorários de palestrante de uma empresa. Se os autores não tiverem conflito de interesse a declarar, eles devem declarar isso no momento da submissão. É de responsabilidade do autor correspondente revisar esta política com os demais autores.

14. Declaração de disponibilidade dos dados

O Anuário do Instituto de Geociências espera que os dados que suportam os resultados do artigo sejam arquivados em um repositório público apropriado. Os autores são obrigados a fornecer uma declaração de disponibilidade de dados para descrever a disponibilidade ou a ausência de dados compartilhados. Quando os dados são compartilhados, os autores são obrigados a explicar como os dados podem ser acessados fornecendo um link para o repositório que eles usaram. Eles devem incluir um identificador persistente (por exemplo, um DOI para os dados ou um número de acesso) do repositório de dados e fornecer quaisquer citações relevantes para os dados que compartilharam. Sempre que possível, os scripts e outros programas utilizados para gerar as análises apresentadas no artigo também devem ser arquivados publicamente. Caso o compartilhamento de dados comprometer padrões éticos ou requisitos legais, não se espera que os autores os compartilhem.

15. Autor para correspondência

Processo de Avaliação do Manuscrito

16. Todos os artigos são submetidos à análise crítica inicial que inclui a avaliação de adequação e escopo e verificação de plágio. A seguir, os manuscritos são encaminhados ao Editor Associado, especialista da área do trabalho. Caso possuam mérito científico e sejam relevantes para sua área de pesquisa, os artigos serão submetidos à avaliação de pelo menos dois consultores Ad doc externos, sendo um deles estrangeiro. Após concluírem a revisão do artigo, os pareceristas preenchem um formulário de avaliação e enviam suas sugestões e recomendações para o Editor Associado responsável pelo artigo, que o repassa aos autores. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um terceiro parecerista.

O Anuário do Instituto de Geociências, em sintonia com as práticas da ciência aberta, encoraja a abertura do processo de avaliação, caso autor e avaliador fizerem esta opção. Nessa modalidade, os pareceres podem ser divulgados antes e/ou junto com a publicação. Caberá ao autor indicar a sua opção no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”. O avaliador, por sua vez, deve informar sua preferência quando indicar sua disponibilidade.

Procedimentos após Análise

17. Após concluídas as rodadas de revisão, os trabalhos aceitos são encaminhados para o Editor de Texto, que revisará o manuscrito e indicará ao autor de correspondência as recomendações editoriais (em anotações no próprio manuscrito).

Provas e Separatas

18. Provas dos Artigos serão remetidas aos autores (arquivo no formato PDF) para correção antes de sua publicação. Alterações necessárias deverão ser encaminhadas na prova do arquivo PDF.

Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA)

O Anuário do Instituto de Geociências tem como objetivo fomentar a ciência inclusiva que reflita a diversidade disciplinar, humana e geográfica da comunidade. São bem-vindas inscrições de candidatos de todas as etnias, raças, cores, religiões, sexos, orientações sexuais, identidades de gênero, origens nacionais, deficiências, idades ou outros status individuais. Estamos comprometidos em eliminar a influência do viés em nossos processos editoriais e de revisão e trabalhamos continuamente para identificar e implementar as melhores práticas para a publicação científica.

 

© Anuário do Instituto de Geociências

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.