Geocodificação de Acidentes Rodoviários para Identificação de Trechos Críticos com Estatística Espacial

Authors

  • Mariana Dias Chaves Batistão Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, Rua Roberto Simonsen, 305, 19069-900, Presidente Prudente, SP, Brasil.
  • Edilson Ferreira Flores Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Estatística, Rua Roberto Simonsen, 305, 19069-900, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • João Fernando Custódio da Silva Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Cartografia, Rua Roberto Simonsen, 305, 19069-900, Presidente Prudente, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2017_2_89_97

Keywords:

geocodificação, acidentes rodoviários, mapas de Kernel, trechos críticos

Abstract

Os acidentes rodoviários ocorrem em todas as partes do mundo e constituem um problema a ser permanentemente combatido. O número de ocorrências de acidentes preocupa a sociedade e também os gestores de segurança em transportes. Com o propósito de colaborar com os esforços para a identificação de trechos críticos, dados de acidentes de rodovias estaduais do oeste paulista foram geocodificados e trechos críticos foram identificados por mapas de intensidade de Kernel. Nesses trechos, os resultados apontaram para uma concentração de acidentes nos meses de férias escolares e no período da noite em cinco municípios da região incluindo o trecho que atravessa a Reserva Estadual Morro do Diabo. Essas informações serão utilizadas na continuidade da pesquisa e espera-se que futuras análises com uso de técnicas de geoestatística e mapeamento móvel identifiquem possíveis fatores contribuintes físicos em rodovias que contribuam para a ocorrência de acidentes.

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Published

2019-05-13

Issue

Section

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