Método de Seleção e Propostas de Uso dos Sítios da Geodiversidade: Exemplo do Litoral Norte do Estado de São Paulo, Brasil

Authors

  • Karlla Emmanuelle Cunha Arruda Universidade de São Paulo, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo, Instituto de Geociências. Rua do Lago, 562, Butantã, 05508-080 – São Paulo – SP, Brasil.
  • Maria da Glória Motta Garcia Universidade de São Paulo, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo, Instituto de Geociências. Rua do Lago, 562, Butantã, 05508-080 – São Paulo – SP, Brasil.
  • Eliane Aparecida Del Lama Universidade de São Paulo, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo, Instituto de Geociências. Rua do Lago, 562, Butantã, 05508-080 – São Paulo – SP, Brasil.
  • Vanessa Costa Mucivuna Universidade de São Paulo, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo, Instituto de Geociências. Rua do Lago, 562, Butantã, 05508-080 – São Paulo – SP, Brasil.
  • Fernanda Coyado Reverte Universidade de São Paulo, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo, Instituto de Geociências. Rua do Lago, 562, Butantã, 05508-080 – São Paulo – SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2017_3_24_47

Keywords:

Estratégias de geoconservação, divulgação científica, geodiversidade, quantificação

Abstract

A geodiversidade há tempos sofre as consequências antrópicas da falta de informação acerca da sua importância, sendo colocada em segundo plano nas políticas de conservação da natureza e valorizada apenas pela extração de seus recursos. No início do século XIX, a criação de alguns parques nacionais no mundo, tendo como atração principal a geodiversidade, mostrou que essa situação pode mudar se investirmos no potencial de uso de alguns locais da geodiversidade. Deste modo, surgem os “sítios da geodiversidade”, locais que apresentam potencial para uso educativo e turístico com oferta de informação geológica. Este trabalho objetiva apresentar o método utilizado para a seleção dos sítios da geodiversidade do litoral norte do estado de São Paulo e discutir os resultados de sua quantificação para tecer propostas de uso para estes locais. A seleção dos sítios baseou-se em três etapas: i) pré-seleção: pesquisas e levantamentos bibliográficos; ii) seleção parcial: eliminação dos sítios sem potencial educativo ou turístico; e iii) seleção final: com base nos trabalhos de campo. O resultado do inventário abrange a descrição e avaliação quantitativa de 25 sítios da geodiversidade, que foram quantificados por meio da plataforma GEOSSIT do Serviço Geológico do Brasil. Com base nos valores numéricos do uso potencial educativo, turístico e do risco de degradação, foram propostas medidas estruturais e atividades recreativas para estes sítios. Este trabalho permitiu avaliar a potencialidade de uso da geodiversidade como subsídio ao turismo e educação em geociências, para gerar desenvolvimento para as comunidades e um ambiente sustentável como um todo.

Published

2019-07-30

Issue

Section

Article