Análise da Acurácia Altimétrica dos Modelos Digitais de Superfície SRTM, Aster e Topodata e Aplicação na Representação 3D do Pantanal da Nhecolândia

Authors

  • Leandro Bonietti Marini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. Cidade Universitária – Universitário, CEP 79070-900 - Campo Grande, MS, Brasil.
  • José Marcato Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. Cidade Universitária – Universitário, CEP 79070-900 - Campo Grande, MS, Brasil.
  • Ana Paula Marques Ramos Universidade do Oeste Paulista. Faculdade de Engenharia Conselheiro Algacyr Munhoz Campus II, Rodovia Raposo Tavares, km 572, CEP 19067-175 - Presidente Prudente, SP, Brasil.
  • Antonio Conceição Paranhos Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. Cidade Universitária – Universitário, CEP 79070-900 - Campo Grande, MS, Brasil.
  • Waleria Menezes Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. Cidade Universitária – Universitário, CEP 79070-900 - Campo Grande, MS, Brasil.
  • Leandro Tsuneki Higa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. Cidade Universitária – Universitário, CEP 79070-900 - Campo Grande, MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2017_3_48_54

Keywords:

Modelos digitais de superfície, Padrão de Exatidão Cartográica, Cartograia temática

Abstract

Os modelos digitais de superfície (MDS) do SRTM e ASTER são importantes para o mapeamento geomorfológico, sendo então duas ferramentas notórias para a distinção das diferentes unidades de relevo e setores da paisagem. Considerando a possibilidade de uso destas ferramentas, pretende-se demonstrar neste trabalho a importância do uso destes dados para a representação do relevo do Pantanal da Nhecolândia. Inicialmente, foi realizado um controle de qualidade dos dados de altimetria do SRTM (90 m e 30 m, Versão 4), ASTER( 30 m) e Topodata (30 m) com base no Padrão de Exatidão Cartográica dos Produtos Cartográicos Digitais (PEC-PCD), usando como referência marcos geodésicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geograia e EstatísticaO). s dados dos MDS foram analisados e processados com o uso de softwares livres. A partir da análise de acurácia, veriicou-se que o MDS SRTM (30 m) foi o único modelo que apresentou acurácia compatível com a escala 1:50.000, classe A. Os resultados mostram que a representação temática elaborada possibilita analisar, dentre outras, regiões de lagoas e vazantes na Nhecolândia que são os principais elementos da paisagem da região em estudo.

Published

2019-07-30

Issue

Section

Article